31 de out. de 2016

Postado por PIBID Sociologia UFBA
| segunda-feira, outubro 31, 2016






No dia 8 de abril de 2016, realizamos nossa primeira visita ao Colégio Estadual Padre Palmeira que está localizado no Setor G Mussurunga I, e que encontra-se relativamente distante da maioria dos bolsistas e da UFBA, durando cerca de duas horas de deslocamento. Apesar da distância, não houve nenhum engano entre os bolsistas para conseguir chegar até o colégio. Nossa supervisora e professora de sociologia do colégio, Deise Queiroz, nos apresentou as áreas administrativas, o corpo docente que estava presente e aos diretores. O colégio nos pareceu bastante organizado, ainda que não disponha de uma estrutura física totalmente adequada, e as pessoas que ali trabalham, no geral, aparentam ser bastante empenhadas e comprometidas com o colégio.



Na sala de aula, a professora Deise Queiroz conduziu inicialmente as apresentações, falando a respeito do que é o PIBID e sobre sua importância para a aproximação da universidade com a escola, além de apresentar quais seriam os tipos de atividades que nós do Pibid Sociologia abordaríamos, nossas funções e possíveis contribuições. Em seguida, nós nos apresentamos aos\as alunos\as e falamos sobre as nossas expectativas com o colégio, nossas experiências anteriores e a importância dessa experiência para a nossa formação.



Para facilitar a integração da turma conosco, neste primeiro momento, realizamos uma dinâmica que consistia em organizar a sala em um semicírculo, e a partir dali cada um dos presentes responderia às seguintes questões: nome, idade, profissão que pretende seguir, e, por fim, uma palavra ou gesto que lhe represente. Esse momento foi de bastante descontração, principalmente quando os\as alunos\as apresentavam gestos ou palavras que os\as representavam, muitos deles provocando risos em todos\as nós.



Houve um momento de reflexão muito importante quando abordamos a perspectiva sobre o distanciamento das universidades com as escolas públicas. Falamos sobre a importância dessa constante aproximação, e também no que concerne a uma maior divulgação e informação para os\as jovens de escolas públicas sobre os auxílios oferecidos pelas universidades federais e estaduais. Entre esses auxílios, destacamos as diversas bolsas e amparos que são oferecidos para alunos\as com vulnerabilidade social, que visam garantir sua permanência. Dessa forma, foi possível desmistificar uma série de pressupostos que se tem sobre a inacessibilidade das universidades federais para este público.



De todo, a atividade deu-se muito bem. Saímos bastante satisfeitos da sala de aula e do colégio, pois contamos com a atenção e participação de todas e todos e também com boas expectativas para as próximas intervenções com estas turmas.