12 de jun. de 2013

Postado por PIBID Sociologia UFBA
| quarta-feira, junho 12, 2013

A primeira atividade com a turma do 3º ano do Instituto Educacional Isaias Alves aconteceu no dia 07/05/2013 e teve como tema “globalização e a velocidade de informação”, tendo como propósito básico problematizar com os alunos uma das faces mais latentes da globalização: a velocidade da informação. A atividade foi ministrada pelos bolsistas Miguel Pereira e Rômulo Iago Santos.
A atividade foi iniciada com uma breve explanação sobre o que é Globalização e sobre a velocidade da informação na atualidade. Citando vários exemplos relacionados a música (Gangnam Style do artista sul-coreano PSY), a futebol (Final da Liga dos Campões da Europa) e a religião (processo de escolha do novo papa), os estudantes compreenderam as redes que o acesso a informação cria ao redor do mundo e as diferenças na velocidade do acesso a informação do tempo atual para os tempos antigos. Onde hoje sabemos o que acontece no outro lado do mundo e nos sensibilizamos, enquanto antigamente nem sequer saberíamos ou só meses, talvez anos, depois.



Com o intuito de fazer um comparativo entre a velocidade e qualidade das informações recebidas na atualidade e em tempos passados, fizemos uma dinâmica em que a turma foi dividida em duas equipes e cada uma ficaria responsável por pesquisar sobre um tema específico, uma iria para a biblioteca e uma pesquisaria da internet. Escolhemos o tema "Vida e obra de Isaias Alves (personalidade que dá nome ao colégio), e os alunos foram fazer as pesquisas.
Após a pesquisa das equipes, comparamos as respostas de cada grupo e o que ficou com o acervo literário ganhou com folga, chegaram com um número maior de informações e com dados mais específicos. Foi ai que o imponderável entrou em cena. A intenção inicial era mostrar aos estudantes que com a intenet fica mais facil e veloz obtermos a informação. Assim, a internet acaba que ditando um ritmo incessante pela busca da maximização tempo. Porém a biblioteca contava com um rico acervo de Isaias Alves e na internet apenas informações pontuais e quando reunimos os dois grupos para a conclusão, a discussão girou em torno não apenas de como essa informação chega ao nosso conhecimento e sim, de qual qualidade teria essa informação. 



Concluímos a intervenção enfatizando o debate sobre a veracidade e a qualidade dos fatos relatados no mundo atual, da lógica do “quem anunciar primeiro leva”. Usamos como exemplo o caso do El Pais que divulgou uma imagem falsa sobre o estado de saúde de Hugo Chavez que foi desmentida, na época, pelas filhas dele e o quanto isso foi prejudicial ao jornal. Enquanto falávamos sobre, a supervisora Natalia foi mostrando a imagem que o El Pais divulgou e a imagem que as filhas de Chavez postaram pela internet. Assim, ficou explícito que com a internet encontramos mais rápido os fatos pesquisados, já que o grupo da internet tinha coletado menos informações e passado a falsa impressão de que pela biblioteca seria mais rápido e mais específico.
Em suma, levando em consideração todos os contras, como o pouco tempo de aula, a atividade foi satisfatória, principalmente pelos fatos de que os alunos responderam positivamente, tanto em relação à atividade quanto à presença do PIBID, e de que a atividade cumpriu o seu objetivo.