4 de ago. de 2013

Postado por PIBID Sociologia UFBA
| domingo, agosto 04, 2013
A terceira atividade com a turma do 3º ano do Instituto Educacional Isaias Alves aconteceu no dia 31/07/2013 e teve como tema “Poder e Dominação na óptica de Max Weber”. Seu objetivo foi debater com os estudantes as principais características da teoria formulada pelo autor, visando estimular a participação dos estudantes relacionando o pensamento weberiano com exemplos do cotidiano.

A atividade ocorreu com três momentos pré-definidos. No primeiro momento, inovamos em relação às intervenções anteriores. Os bolsistas fizeram um texto, utilizando os conceitos e Max Weber, e ele foi disponibilizado para os estudantes pela professora na aula anterior a atividade. Desse modo, os estudantes puderam se preparar para o conteúdo da atividade e criaram uma expectativa para o dia da ida dos bolsistas ao colégio.



No segundo momento houve uma exposição do pensamento weberiano a partir do método utilizado pelo autor até chegar aos conceitos de Dominação e Poder. Apresentamos aos estudantes os conceitos de Ação Social, Relação Social e Tipos Ideais, com exemplos do cotidiano, como o gesto de cumprimentar apertando as mãos para exemplificar o aspecto da expectativa numa Ação Social. A dinâmica diferenciada veio nos exemplos dados para definir cada tipo de Dominação apresentado por Max Weber, usamos as tirinhas das famosas páginas do facebook “Bode Gaiato” e “Suricate Seboso”. Desse modo, tiramos o assunto de uma linguagem muito técnica, sem perder a profundidade do tema.

No último momento, após apresentarmos todos os conceitos para os estudantes, apresentamos notícias de jornais e novas tirinhas e pedimos para eles falarem qual tipo de dominação está presente em cada um dos cenários. Após isso, fizemos uma pequena ligação dos tipos puros de dominação e do poder exercido pelo Papa e pela Igreja Católica na sociedade, trazendo assim, os conceitos estudados na aula para um fato atual que foi a visita do Papa Francisco ao Brasil para a Jornada Mundial da Juventude. 


 Em suma, a atividade foi satisfatória. Mais uma vez a turma teve uma participação efetiva na intervenção, transformando a aula em debate recheado de argumentações. A inovação deu muito certo, a leitura do texto enviado previamente para a turma trouxe dúvidas aos estudantes que foram tiradas durante a atividade.