A terceira atividade com a turma
do 3º ano do Instituto Educacional Isaias Alves aconteceu no dia 31/07/2013 e
teve como tema “Poder e Dominação na óptica de Max Weber”. Seu objetivo foi debater
com os estudantes as principais características da teoria formulada pelo autor,
visando estimular a participação dos estudantes relacionando o pensamento
weberiano com exemplos do cotidiano.
A atividade ocorreu com três
momentos pré-definidos. No primeiro momento, inovamos em relação às
intervenções anteriores. Os bolsistas fizeram um texto, utilizando os conceitos
e Max Weber, e ele foi disponibilizado para os estudantes pela professora na
aula anterior a atividade. Desse modo, os estudantes puderam se preparar para o
conteúdo da atividade e criaram uma expectativa para o dia da ida dos bolsistas
ao colégio.
No segundo momento houve uma
exposição do pensamento weberiano a partir do método utilizado pelo autor até
chegar aos conceitos de Dominação e Poder. Apresentamos aos estudantes os
conceitos de Ação Social, Relação Social e Tipos Ideais, com exemplos do
cotidiano, como o gesto de cumprimentar apertando as mãos para exemplificar o
aspecto da expectativa numa Ação Social. A dinâmica diferenciada veio nos
exemplos dados para definir cada tipo de Dominação apresentado por Max Weber,
usamos as tirinhas das famosas páginas do facebook “Bode Gaiato” e “Suricate
Seboso”. Desse modo, tiramos o assunto de uma linguagem muito técnica, sem
perder a profundidade do tema.
No último momento, após
apresentarmos todos os conceitos para os estudantes, apresentamos notícias de
jornais e novas tirinhas e pedimos para eles falarem qual tipo de dominação
está presente em cada um dos cenários. Após isso, fizemos uma pequena ligação
dos tipos puros de dominação e do poder exercido pelo Papa e pela Igreja
Católica na sociedade, trazendo assim, os conceitos estudados na aula para um
fato atual que foi a visita do Papa Francisco ao Brasil para a Jornada Mundial
da Juventude.
Em suma, a atividade foi
satisfatória. Mais uma vez a turma teve uma participação efetiva na
intervenção, transformando a aula em debate recheado de argumentações. A
inovação deu muito certo, a leitura do texto enviado previamente para a turma
trouxe dúvidas aos estudantes que foram tiradas durante a atividade.