Entre os dias 19 e 21 de Maio o grupo
de trabalho do PIBID Sociologia no ICEIA concluiu três intervenções exitosas
nesta escola, depois de um largo período de observação das turmas trabalhadas.
As bolsistas Ana Paula e Fabiane
trabalharam com a turma A do Eixo VI no dia 19/05 e realizaram uma importante
discussão sobre o tema da Identidade Cultural. Utilizando o teórico Stuart Hall
como principal referência para tratar o assunto, as bolsistas desenvolveram uma
atividade capaz de envolver os estudantes na discussão sobre as diversas
identidades que perpassam o indivíduo contemporâneo . As bolsistas utilizaram
com método o uso de imagens de artistas amplamente conhecidos pelo repertório
cultural dos estudantes. A partir daí sugeriu-se aos discentes que construíssem
intuitivamente quadros analíticos que explorassem as possíveis identidades
(identificações) desses sujeitos. Temas transversais como transexualidade,
feminismo , racismo e classe sociais foram
abordados através dos achados dos estudantes e conduzidos pelas
bolsistas. A atividade se encerrou com o apelo de que as bolsistas voltem ao
colégio em breve, evidenciando a construção de laços afetivos entre
participantes do projeto e alunos.
As bolsistas Patrícia, Marineide e Rosa
trabalharam com a turma B do Eixo VI, também abordando a temática da Identidade
Cultural. As bolsistas em questão decidiram por abordar o tema preferindo
colocar o tema da identidade étnico racial como fio condutor da problemática. A
metodologia utilizada baseou-se na exposição oral, na exibição de um vídeo
sobre o racismo e na discussão com os alunos sobre as dificuldades que permeiam
a assunção da identidade racial não branca no Brasil. As estórias e percepções
dos estudantes dos próprios estudantes foram ricamente exploradas e o tema
controverso motivou as estudantes a dar continuidade à temática, produzindo um
novo plano de aula sobre Cotas Raciais e que será realizado próxima semana com
a turma.
No dia 20/05 as bolsistas Jaqueline e
Íris realizaram a intervenção com os estudantes do 3º ano do Ensino Médio
noturno do colégio. Na esteira dos temas trabalhados em sala de aula esta
unidade, as bolsistas debateram os aspectos positivos e negativos da
globalização. Através da apresentação de slide com diversas imagens que
exploram os efeitos do referido fenômeno, as bolsistas Jaqueline Barreto e Iris
Silva, promoveram discussões calorosa com a turma. Temas como tecnologia,
violência, guerras mundiais, fome, desigualdade social, informática, racismo e
consumismo esquentaram o debate durante a roda de conversa. Como forma de
engajamento lúdico e avaliação, após a exposição bolsistas seguidos de
comentários da turma, grupos de três alunos foram formados a fim preencher um
caça palavras com as palavras demandadas pelas bolsistas a cerca do tema.