31 de mai. de 2014

Postado por PIBID Sociologia UFBA
| sábado, maio 31, 2014
Entre os dias 19 e 21 de Maio o grupo de trabalho do PIBID Sociologia no ICEIA concluiu três intervenções exitosas nesta escola, depois de um largo período de observação das turmas trabalhadas.



As bolsistas Ana Paula e Fabiane trabalharam com a turma A do Eixo VI no dia 19/05 e realizaram uma importante discussão sobre o tema da Identidade Cultural. Utilizando o teórico Stuart Hall como principal referência para tratar o assunto, as bolsistas desenvolveram uma atividade capaz de envolver os estudantes na discussão sobre as diversas identidades que perpassam o indivíduo contemporâneo . As bolsistas utilizaram com método o uso de imagens de artistas amplamente conhecidos pelo repertório cultural dos estudantes. A partir daí sugeriu-se aos discentes que construíssem intuitivamente quadros analíticos que explorassem as possíveis identidades (identificações) desses sujeitos. Temas transversais como transexualidade, feminismo , racismo e classe sociais foram  abordados através dos achados dos estudantes e conduzidos pelas bolsistas. A atividade se encerrou com o apelo de que as bolsistas voltem ao colégio em breve, evidenciando a construção de laços afetivos entre participantes do projeto e alunos.

As bolsistas Patrícia, Marineide e Rosa trabalharam com a turma B do Eixo VI, também abordando a temática da Identidade Cultural. As bolsistas em questão decidiram por abordar o tema preferindo colocar o tema da identidade étnico racial como fio condutor da problemática. A metodologia utilizada baseou-se na exposição oral, na exibição de um vídeo sobre o racismo e na discussão com os alunos sobre as dificuldades que permeiam a assunção da identidade racial não branca no Brasil. As estórias e percepções dos estudantes dos próprios estudantes foram ricamente exploradas e o tema controverso motivou as estudantes a dar continuidade à temática, produzindo um novo plano de aula sobre Cotas Raciais e que será realizado próxima semana com a turma.



No dia 20/05 as bolsistas Jaqueline e Íris realizaram a intervenção com os estudantes do 3º ano do Ensino Médio noturno do colégio. Na esteira dos temas trabalhados em sala de aula esta unidade, as bolsistas debateram os aspectos positivos e negativos da globalização. Através da apresentação de slide com diversas imagens que exploram os efeitos do referido fenômeno, as bolsistas Jaqueline Barreto e Iris Silva, promoveram discussões calorosa com a turma. Temas como tecnologia, violência, guerras mundiais, fome, desigualdade social, informática, racismo e consumismo esquentaram o debate durante a roda de conversa. Como forma de engajamento lúdico e avaliação, após a exposição bolsistas seguidos de comentários da turma, grupos de três alunos foram formados a fim preencher um caça palavras com as palavras demandadas pelas bolsistas a cerca do tema.