O Pibid de Sociologia da UFBA iniciou suas atividades de 2014, no Colégio
Estadual Odorico Tavares, no dia 4 de Abril, com os bolsistas Miguel Pereira, Rômulo Iago Santos, Taiala Águilan, Lícima Santos e Pedro Fragoso; através da observação das turmas e
assistindo as aulas do professor Cícero Muniz. Com o intuito de ter uma
aproximação dos bolsistas com as turmas, no dia 11 de Abril, fizemos nossa
primeira atividade. O tema escolhido foi “A função da escola e da educação”.
A atividade foi iniciada seguindo a sua
proposta, contida no plano de aula, que era fazer com que os estudantes
dissessem com duas palavras, uma para cada pergunta, o que era educação e o
que era escola na opinião deles. Arrumados em círculo, enquanto eles diziam
as palavras, eles tinham que segurar uma ponta de um barbante e jogar a outra
ponta para um de seus colegas que estivessem em algum ponto distante do
círculo, formando assim, uma rede de concepções sobre o tema. As palavras
ditas pelos estudantes eram anotadas para que montássemos uma árvore e, com
base nas teorias de Durkheim, Meszáros e Bourdieu, problematizássemos o ideal
de escola e educação que ficou presente nas palavras dos estudantes.
Desse ponto em diante, formou-se,
em todas as três turmas em que a atividade foi feita, debates sobre os
problemas apresentados pela escola e se a escola pública dava condições para
que os seus estudantes competissem de igual para igual com alunos de escolas
particulares.
Na primeira turma, conseguimos
fazer uma relação entre as teorias dos autores e as palavras ditas pelos
estudantes, na segunda isso foi mais complicado. O debate se estendeu a ponto
de a atividade não ter esse fechamento com a relação das teorias com o que
foi dito pelos estudantes.
A terceira turma criou um debate
mais focado no Colégio Odorico Tavares, apontando suas dificuldades de
matrícula em 2014, consequência do fechamento do turno vespertino do colégio, e problemas de estrutura. Porém, a atividade conseguiu chegar ao
seu fechamento com a relação entre a fala dos estudantes e as teorias e um
incentivo a seguir em frente, superando as dificuldades apresentadas.
No que diz respeito ao seu objetivo
de apresentar os bolsistas às turmas e problematizar sobre a função da escola
e da educação, a atividade foi satisfatória. Conseguiu trazer uma reflexão
para os estudantes e muitos deles elogiaram dizendo que puderam falar.
Colocar pra fora suas indignações e opiniões, coisa que, segundo eles, não
são deixados fazer dentro da sala de aula.
|
1 de jun. de 2014
Postado por PIBID Sociologia UFBA
| domingo, junho 01, 2014