1 de jun. de 2014

Postado por PIBID Sociologia UFBA
| domingo, junho 01, 2014

O Pibid de Sociologia da UFBA iniciou suas atividades de 2014, no Colégio Estadual Odorico Tavares, no dia 4 de Abril, com os bolsistas Miguel Pereira, Rômulo Iago Santos, Taiala Águilan, Lícima Santos e Pedro Fragoso; através da observação das turmas e assistindo as aulas do professor Cícero Muniz. Com o intuito de ter uma aproximação dos bolsistas com as turmas, no dia 11 de Abril, fizemos nossa primeira atividade. O tema escolhido foi “A função da escola e da educação”.
 
A atividade foi iniciada seguindo a sua proposta, contida no plano de aula, que era fazer com que os estudantes dissessem com duas palavras, uma para cada pergunta, o que era educação e o que era escola na opinião deles. Arrumados em círculo, enquanto eles diziam as palavras, eles tinham que segurar uma ponta de um barbante e jogar a outra ponta para um de seus colegas que estivessem em algum ponto distante do círculo, formando assim, uma rede de concepções sobre o tema. As palavras ditas pelos estudantes eram anotadas para que montássemos uma árvore e, com base nas teorias de Durkheim, Meszáros e Bourdieu, problematizássemos o ideal de escola e educação que ficou presente nas palavras dos estudantes.








Desse ponto em diante, formou-se, em todas as três turmas em que a atividade foi feita, debates sobre os problemas apresentados pela escola e se a escola pública dava condições para que os seus estudantes competissem de igual para igual com alunos de escolas particulares.

Na primeira turma, conseguimos fazer uma relação entre as teorias dos autores e as palavras ditas pelos estudantes, na segunda isso foi mais complicado. O debate se estendeu a ponto de a atividade não ter esse fechamento com a relação das teorias com o que foi dito pelos estudantes.







A terceira turma criou um debate mais focado no Colégio Odorico Tavares, apontando suas dificuldades de matrícula em 2014, consequência do fechamento do turno vespertino do colégio, e problemas de estrutura. Porém, a atividade conseguiu chegar ao seu fechamento com a relação entre a fala dos estudantes e as teorias e um incentivo a seguir em frente, superando as dificuldades apresentadas.


No que diz respeito ao seu objetivo de apresentar os bolsistas às turmas e problematizar sobre a função da escola e da educação, a atividade foi satisfatória. Conseguiu trazer uma reflexão para os estudantes e muitos deles elogiaram dizendo que puderam falar. Colocar pra fora suas indignações e opiniões, coisa que, segundo eles, não são deixados fazer dentro da sala de aula.