8 de jun. de 2014

Postado por PIBID Sociologia UFBA
| domingo, junho 08, 2014

Aconteceu no dia 04 de junho, a primeira atividade do PIBID/Sociologia no Colégio Estadual Mestre Paulo dos Anjos, localizado no bairro da paz. O colégio foi – juntamente com o supervisor Thiago Neri – recém-integrado aos demais colégios que do Programa. E devido os inúmeros contratempos como semana de provas e greve de ônibus, apenas agora a atividade pôde ser realizada.
A mesma estava inserida dentro do tema da primeira unidade que foi Cidadania e Movimentos sociais, voltada justamente para problematizar um fenômeno que recentemente ocupou espaço de debate dentro e fora do meio acadêmico: o “rolezinho”. Tendo o professor já apresentado aos alunos os conceitos fundamentais e necessários para a compreensão das dimensões que envolvem a noção de cidadania e participação em movimentos sociais, a atividade teve como objetivo exercitar nos alunos o conteúdo aprendido ao longo da unidade.

Os bolsistas Miguel Pereira e George Hora selecionaram vídeos relacionados aos “rolezinhos” e partindo de um roteiro previamente estruturado de questões, dividiram a turma em quatro grupos, onde os estudantes discutiram entre si e em seguida entre os grupos, pontuando suas opiniões a partir do conteúdo ministrado pelo professor Thiago. Apesar do início tímido, a atividade foi tomando fôlego e contou um debate qualificado por parte dos estudantes sobre o tema, onde os mesmos mostraram uma feliz articulação entre suas percepções e conteúdo apreendido, evidenciando ao menos em uma primeira visão que eles compreenderam e abraçaram a proposta da atividade.

Como infelizmente nem tudo foi positivo, não se pode pontuar o prejuízo que o “vilão de sempre” causou ao prosseguimento da atividade: o escasso tempo. Como a atividade já invadia o horário da aula seguinte, o professor e pibidianos tiveram que encerrar a discussão que a essa altura atingia o ponto alto. Como forma de aferir com mais profundidade o que significou a atividade da turma, foi solicitado que a mesma redigisse um texto, afim de por no papel o que disseram ao longo da atividade.
Do ponto de vista geral, a impressão foi muito positiva, impressão essa que se manteve desde a primeira ida ao colégio ainda em abril, quando o PIBID foi muito bem recebido por coordenação assim como os professores e recebidos com certa curiosidade pelos alunos. Por fim resta agradecer aos grandes responsáveis pela intervenção, sem os quais não seria possível realizar nem o mais elaborado dos planos de aula: os estudantes. Se a primeira impressão é a que fica, então o Colégio Mestre Paulo dos Anjos, o bairro em que ele está inserido, os seus alunos e funcionários deixaram a melhor possível.
Como foi acordado segue abaixo os vídeos usados na íntegra:


Profissão Repórter Rolezinhos do Funk Matéria Completa 22/04/2014*: 

http://www.youtube.com/watch?v=m-ra8K0Hadc

Jovens Que Criaram Rolezinho Se Surpresos Com Tanta Repercussão*:



*Vídeos acessados em 29 de abril de 2013.