Aconteceu no dia 04 de junho, a primeira atividade do PIBID/Sociologia no Colégio Estadual Mestre Paulo dos Anjos, localizado no bairro da paz. O colégio foi – juntamente com o supervisor Thiago Neri – recém-integrado aos demais colégios que do Programa. E devido os inúmeros contratempos como semana de provas e greve de ônibus, apenas agora a atividade pôde ser realizada.
A mesma estava inserida dentro do tema da primeira unidade
que foi Cidadania e Movimentos sociais, voltada justamente para problematizar
um fenômeno que recentemente ocupou espaço de debate dentro e fora do meio
acadêmico: o “rolezinho”. Tendo o professor já apresentado aos alunos os
conceitos fundamentais e necessários para a compreensão das dimensões que
envolvem a noção de cidadania e participação em movimentos sociais, a atividade
teve como objetivo exercitar nos alunos o conteúdo aprendido ao longo da
unidade.
Os bolsistas Miguel Pereira e George Hora selecionaram
vídeos relacionados aos “rolezinhos” e partindo de um roteiro previamente
estruturado de questões, dividiram a turma em quatro grupos, onde os estudantes
discutiram entre si e em seguida entre os grupos, pontuando suas opiniões a
partir do conteúdo ministrado pelo professor Thiago. Apesar do início tímido, a
atividade foi tomando fôlego e contou um debate qualificado por parte dos
estudantes sobre o tema, onde os mesmos mostraram uma feliz articulação entre
suas percepções e conteúdo apreendido, evidenciando ao menos em uma primeira
visão que eles compreenderam e abraçaram a proposta da atividade.
Como infelizmente nem tudo foi positivo, não se pode pontuar
o prejuízo que o “vilão de sempre” causou ao prosseguimento da atividade: o
escasso tempo. Como a atividade já invadia o horário da aula seguinte, o
professor e pibidianos tiveram que encerrar a discussão que a essa altura
atingia o ponto alto. Como forma de aferir com mais profundidade o que
significou a atividade da turma, foi solicitado que a mesma redigisse um texto,
afim de por no papel o que disseram ao longo da atividade.
Do ponto de vista geral, a impressão foi muito positiva,
impressão essa que se manteve desde a primeira ida ao colégio ainda em abril,
quando o PIBID foi muito bem recebido por coordenação assim como os professores
e recebidos com certa curiosidade pelos alunos. Por fim resta agradecer aos
grandes responsáveis pela intervenção, sem os quais não seria possível realizar
nem o mais elaborado dos planos de aula: os estudantes. Se a primeira impressão
é a que fica, então o Colégio Mestre Paulo dos Anjos, o bairro em que ele está
inserido, os seus alunos e funcionários deixaram a melhor possível.
Como foi acordado segue abaixo os vídeos usados na íntegra:
http://www.youtube.com/watch?v=m-ra8K0Hadc
*Vídeos acessados em 29 de abril de 2013.