10 de jun. de 2013

Postado por PIBID Sociologia UFBA
| segunda-feira, junho 10, 2013
A atividade de apresentação do PIBID- Sociologia se deu em dois dias - 07 e 09 maio – para contemplar o maior número possível de turmas do 3º ano. Para tanto, os bolsistas André Sobral e Robelle Damasceno ficaram responsáveis pela apresentação no primeiro dia nas turmas 3M1 e 3M4 e no segundo, Ive de Carvalho, Rubens Ferreira e Saul Costa com as turmas 3M7, 3M5 e 3M2.
Para este primeiro contato com as turmas foi escolhida a dinâmica de grupo “Teia de idéias” – idealizada pela Comissão de Ludicidade - ajustando ao tema que proposto: Sociologia e Escola.
Antes dos estudantes chegarem à sala, dispomos as cadeiras em um círculo para otimizar o tempo da intervenção. A dinâmica foi iniciada por uma apresentação do Programa de Iniciação à Docência e seus objetivos, dos bolsistas Pibid e os estudantes, para que pudéssemos nos relacionar de uma maneira mais horizontalizada, facilitando a interação. Em seguida, esclarecemos que a intervenção consistia em cada integrante do círculo apresentar-se, responder à uma pergunta sobre o tema acima citado, fazer um questionamento direcionado à um seguinte integrante e lançar o rolo do barbante; e assim sucessivamente.



A atividade supracitada ocorreu de forma prática e um debate foi desenvolvido entre todos que participavam da roda, o conteúdo em que se desenvolveu a discussão foi em relação a sociologia e a educação, tendo como apoio teórico as contribuições de Durkheim, Bourdieu e Mészáros.
 Na primeira turma, os bolsistas executaram um bloco de perguntas temáticas para guiar a atividade. Entretanto, nas turmas seguintes os estudantes mostraram-se mais propositivos e questionadores, atendo-se ao tema proposto e levantando questões, críticas e sugestões interessantes a cerca do sistema público de ensino, sua qualidade e eficiência, além do papel do estudante enquanto cidadão ativo e do educador enquanto agente de formação e sendo ambos dotados de equivalente importância no processo educacional. Ressaltando que cada palavra dita no círculo, vinha acompanhada de uma explicação, tanto dos alunos, quanto dos bolsistas e supervisor.
A partir deste ponto a intervenção seguiu à contento, tanto nas discussões e esclarecimentos sobre o ensino da Sociologia no Ensino Médio, quanto no ambiente aprazível criado pela participação dos próprios bolsistas junto à turma, assumindo não só a orientação da atividade como participando das rodadas de perguntas, assumindo também o papel de estudantes oriundos do ensino público estadual e por ora, graduandos de uma universidade pública.



Por fim, a rede formada pelo barbante explicou de forma lúdica como se dá o processo educacional e de construção do conhecimento salientando a ligação entre todos e quão importante são as relações e interações dos indivíduos numa sociedade.