De acordo com o tema
que foi trabalhado pela professora Deise Queiroz, realizamos uma intervenção continuada
e dividida em três momentos abordando questões gerais e de sensibilização sobre
os Direitos Humanos. Num primeiro momento, nas turmas matutinas, foram
apresentados os novos bolsistas que passaram a compor o grupo, e em seguida,
deu-se a realização de uma dinâmica de interação com os estudantes. A primeira
parte da intervenção (Turma matutina: 13/05 e Turma Vespertina: 23/05) foi
realizada a partir da apresentação e distribuição de frases, ditas por
celebridades, que feriam os direitos humanos, onde os alunos deveriam registrar
suas opiniões a respeito delas e confeccionar, a partir daí, uma árvore dos
pensamentos. Essa árvore foi uma
ferramenta lúdica e também com a finalidade de que possamos recuperá-la e
avaliar uma possível mudança de persperctiva de acordo com as contribuições e
intervenções que faremos ao longo do ano letivo.
No segundo momento da
intervenção, (Turma matutina: 03/06 e Turma Vespertina: 30/05) fizemos a
exibição do curta metragem “Ilha das Flores” com o propósito de reflexão sobre
os Direitos Humanos e a condição humana que era retrada no filme. Ao final do
curta metragem os alunos produziram desenhos relacionados a suas reflexões
sobre a temática apresentada. Nessa etapa da intervenção ocorreram alguns
problemas técnicos como: sala não adequeada para a reprodução do data show, o
que fez com que a turma vespertina tivesse mudar de sala; na turma matutina
existiram problemas com a instalação de cabos na televisão usada para a
reprodução do filme. Esses problemas contribuiram para o atraso na realização
das atividades e por consequência alguns alunos não conseguiram terminar seus
desenhos a tempo.
O terceiro e último
momento da intervenção (Turma matutina: 10/06) iniciou-se com a exposição, em
um varal na sala, dos desenhos feitos pelos alunos. A partir dos desenhos
expostos, cada aluno apresentou seu desenho e o relacionou com o curta metragem
“Ilha das Flores”. Por fim, foi
realizada a avaliação da intervenção pelos alunos, que dividiram-se em grupos,
e confeccioram emoticons com a finalidade de apontar a compreensão do tema
abordado, a metodologia, integração, conteúdo, e as sugestões para as próximas
atividades. Na turma vespertina ocorreram imprevistos que
impossibilitaram a realização dessa última etapa da intervenção.