31 de out. de 2016

Postado por PIBID Sociologia UFBA
| segunda-feira, outubro 31, 2016


De acordo com o tema que foi trabalhado pela professora Deise Queiroz, realizamos uma intervenção continuada e dividida em três momentos abordando questões gerais e de sensibilização sobre os Direitos Humanos. Num primeiro momento, nas turmas matutinas, foram apresentados os novos bolsistas que passaram a compor o grupo, e em seguida, deu-se a realização de uma dinâmica de interação com os estudantes. A primeira parte da intervenção (Turma matutina: 13/05 e Turma Vespertina: 23/05) foi realizada a partir da apresentação e distribuição de frases, ditas por celebridades, que feriam os direitos humanos, onde os alunos deveriam registrar suas opiniões a respeito delas e confeccionar, a partir daí, uma árvore dos pensamentos. Essa árvore foi uma ferramenta lúdica e também com a finalidade de que possamos recuperá-la e avaliar uma possível mudança de persperctiva de acordo com as contribuições e intervenções que faremos ao longo do ano letivo.

No segundo momento da intervenção, (Turma matutina: 03/06 e Turma Vespertina: 30/05) fizemos a exibição do curta metragem “Ilha das Flores” com o propósito de reflexão sobre os Direitos Humanos e a condição humana que era retrada no filme. Ao final do curta metragem os alunos produziram desenhos relacionados a suas reflexões sobre a temática apresentada. Nessa etapa da intervenção ocorreram alguns problemas técnicos como: sala não adequeada para a reprodução do data show, o que fez com que a turma vespertina tivesse mudar de sala; na turma matutina existiram problemas com a instalação de cabos na televisão usada para a reprodução do filme. Esses problemas contribuiram para o atraso na realização das atividades e por consequência alguns alunos não conseguiram terminar seus desenhos a tempo.
 
 O terceiro e último momento da intervenção (Turma matutina: 10/06) iniciou-se com a exposição, em um varal na sala, dos desenhos feitos pelos alunos. A partir dos desenhos expostos, cada aluno apresentou seu desenho e o relacionou com o curta metragem “Ilha das Flores”. Por fim, foi realizada a avaliação da intervenção pelos alunos, que dividiram-se em grupos, e confeccioram emoticons com a finalidade de apontar a compreensão do tema abordado, a metodologia, integração, conteúdo, e as sugestões para as próximas atividades. Na turma vespertina ocorreram imprevistos que impossibilitaram a realização dessa última etapa da intervenção.