22 de out. de 2015

Postado por PIBID Sociologia UFBA
| quinta-feira, outubro 22, 2015

O ENEM está batendo às nossas portas e sabemos da importância no atual momento para que os estudantes do ensino médio público estejam preparados para realizar o Exame Nacional do Ensino Médio de forma segura. Este é mais um dos incentivos que o PIBID de Sociologia do Colégio Estadual Padre Palmeira tem aprimorado para promover a entrada dos estudantes na Universidade Pública e a usufruírem o direito a educação superior numa instituição pública.  Pensando nisso,  o PIBID Sociologia realizou uma atividade com as turmas do terceiro ano matutino do colégio com objetivo de auxiliar na preparação dos/as alunos/as para realizar a prova do ENEM focando nas questões de Sociologia.

Para isso, foi realizada uma intervenção voltada para a realização das questões do ENEM que tinha como tema os Direitos Humanos e os Movimentos sociais. A atividade consistiu em uma dinâmica onde a turma foi dividida em grupos e estes receberam tarjetas de cores distintas que deveriam ser mostradas de acordo com a alternativa selecionada pelos grupos para a resolução das questões. Após estarem divididos em seus respectivos grupos, os bolsistas apresentaram em slides questões do ENEM de anos anteriores que traziam temáticas da disciplina que foram trabalhadas no decorrer do ano. Dessa forma foi possível expor aos alunos/as o que efetivamente é pedido nas questões de Sociologia e também pudessem conhecer a forma como são estruturadas as questões da prova.
Além da resolução, todas as questões foram criticamente discutidas, tentando desmanchar o monstro da “questão difícil” e mostrar aos alunos que existem diversos métodos de resolução e as diferentes ferramentas que podem ser usadas para os diferentes tipos de questões que possam surgir. Os/as alunos/as aproveitaram o momento para tirarem suas dúvidas sobre a prova tanto pelos conteúdos prováveis de estarem presentes, quanto a materiais online que eles poderiam utilizar no estudo. A interação foi muito positiva, havendo um número expressivo de acertos, o que empolgou os/as alunos/as.
A intervenção ocorreu em mais de uma aula e por conta do interesse das turmas com a intervenção, planejávamos mais questões para serem aplicadas, o que não ocorreu por causa do calendário de provas do colégio, que também estava em ritmo de preparação para o ENEM. 



Bibliografia:
1 . Instituto Nacional  de Estudos e pesquisas nacionais. Anísio Teixeira. Disponível em: <portal.inep.gov.br>. Acesso em: 22 de novembro de 2015.