5 de nov. de 2015

Postado por PIBID Sociologia UFBA
| quinta-feira, novembro 05, 2015
Por Barbara Carolina
Lays Caroline
Rithiane Almeida
Zosimo  Oliveira
Fred Solón
Mariana Bittencourt







Pensar nas variadas formas de poder e nas formas de gerenciar esse poder ao longo da sociedade é um objeto da Sociologia. O ensino da Sociologia no Ensino Médio é marcado por um papel intermediário entre o pensamento clássico e a vivência dos estudantes, assim, estando no Brasil é necessário pensar como a realidade das relações de poder ou seja, a política se organizou na realidade brasileira.

O tema da política no Brasil se apresenta na atualidade permeado por visões do senso comum que fazem com que a compreensão desse objeto seja sempre visto de modo negativo ou depreciativo. Com o intuito de desconstruir as visões de senso comum possibilitando uma visão mais panorâmica e aprofundada das relações políticas do país o PIBID de Sociologia no Colégio Estadual Duque de Caxias se propôs a uma intervenção dividida em duas partes, na qual os estudantes pudessem reconstruir a trajetória da Organização Política Brasileira.

A partir do pensamento extraído de Paulo Freire de que 'Um povo que não conhece sua historia está fadado aos grilhões da ignorância' nossa intervenção visou apresentar uma perspectiva sócio-histórica de como se deu a organização politica brasileira e as suas características peculiares que perduram ate hoje.(Zósimo Ferreiro, Licenciando em Ciências Sociais)

A tentativa de compreender a relação existente entre Estado e Sociedade, o surgimento do Estado brasileiro, as diferentes formas de governo, as suas características, o momento atual da vida política do país foi incentivado a partir do uso de fluxogramas para destacar os variados momentos da história política do país assim como a utilização do lúdico com um sistema de recompensas.

A primeira etapa foi desenvolvida
Com uma linha do tempo através de um cartaz com os períodos políticos do Brasil, começando do Brasil Império até o 2° reinado, frisando assuntos em comum entre a história e a sociologia no Brasil, a partir dai discutimos assuntos como, coronelismo, politica do privado e leis com os alunos, parti para a discussão da Era Vargas até a Nova República. Como ferramenta teórica baseei a minhas explicações a partir do livro de Sociologia em movimento, livro esse que é didático da própria escola, para o ensino médio onde os autores analisam cada período a partir das perspectivas da sociologia, assuntos como o publico e o privado na politica brasileira, para explicar sobre, utilizei um texto explicativo sobre politicas sociais onde ela dá definições e explicações do politico e privado em várias áreas da politica. (Lays Caroline, Licencianda em Ciências Sociais)


Foi incentivado aos alunos a construção de um fluxograma no sentido de que os estudantes escolherem um dos períodos da história política que lhes chamassem a atenção e lhes dessem as características foi possível observar o quanto o momento presente da nossa história lhes chamam a atenção e como puderam abandonar as suas visões de senso comum e dar lugar a um olhar mais crítico e apurado.

Orientados nesse sentido, fizemos em sala um jogo, no qual a turma se dividia em 4 equipes e cada uma ganhava placas, de A à D. Então, fazíamos perguntas relacionadas ao que foi abordado nas intervenções e eles tinham de responder, após discutir por um período de tempo no interior de suas equipes. Quando haviam erros, a resposta correta era explicada, ora pelos bolsistas ID, ora pelas próprias equipes.

Pude observar o quanto trabalhar em equipes para eles é positivo, pois dá oportunidade de eles discutirem entre si, e eu notei que muitos que comumente não falam nas intervenções, ou se distraem bastante também opinaram acerca das respostas. Além disso, eles se empolgaram bastante, e alguns me vieram dizer que gostaram. Pude observar o quanto trabalhar em equipes para eles é positivo, pois dá oportunidade de eles discutirem entre si, e eu notei que muitos que comumente não falam nas intervenções, ou se distraem bastante também opinaram acerca das respostas. Além disso, eles se empolgaram bastante, e alguns me vieram dizer que gostaram. (Rithiane Almeida, Licencianda em Ciências Sociais)

Observou-se que a mudança na característica da intervenção transladando da exposição para um envolvimento mais efetivo dos estudantes se deu pela presença do lúdico, podendo contar com um sistema de recompensa que foi justamente a entrega de uma premiação – caixas de bombons- para os vencedores do jogo.
O lúdico pode trazer à aula um momento de felicidade, seja qual for a etapa de nossas vidas, acrescentando leveza à rotina escolar e fazendo com que o aluno registre melhor os ensinamentos que lhe chegam, de forma mais significativa. (ROLOFF, ano, p. 2)

A possibilidade gerada pelo uso do lúdico fez com que os estudantes se sentissem mais estimulados a discutirem as perguntas e buscarem em grupo a resposta e a recompensa foi a construção de uma visão da organização política brasileira com um olhar mais critico e com a recompensa do trabalho em grupo.


Referências

ROLOFF, Eleana Margarete. A importância do lúdico em sala de aula. In: X Semana de Letras, 2010, Faculdade de Letras do Rio Grande do Sul (Anais)
Sociologia em movimento. 1 ed. São Paulo: Moderna, 2013. ( Vários autores)