No
dia 07/05 realizamos uma atividade de integração nas turmas do 3º ano “F” e “B”
do Colégio Estadual Mario Augusto Teixeira de Freitas, sob a supervisão do
Professor Wagner Carvalho.
A atividade consistiu na apresentação mútua
entre os alunos, bolsistas e o professor, e partiu de um sorteio de duplas
aleatórias com o nome de todos os presentes, para que dessa forma cada
indivíduo tivesse a função de apresentar seu par. Aconteceu, em muitos
momentos, das duplas serem formadas por pessoas que não interagiam em sala, o
que gerou uma maior integração entre a turma como um todo.
Foram sugeridas perguntas aos alunos para que
estas guiassem a apresentação de seu respectivo par, as perguntas sugeridas
foram: Nome, onde mora, o que pensa a respeito do colégio, há quanto tempo
estuda no Teixeira e o que imagina para o seu futuro.
O objetivo que tínhamos com o sorteio das
duplas, era promover uma integração entre a turma, e aproximar pessoas que
poderiam ser distantes. Quanto às perguntas que foram sugeridas, procuramos
registrar os bairros onde os alunos moram e os cursos que pretendem fazer no
futuro, com a pretensão de, a partir destas informações, traçarmos um perfil
dos estudantes daquelas turmas. Por fim tínhamos o intuito de construir uma
“arvore” (utilizando cartolina e papel metro) com os planos que eles desejavam
para o futuro, a arvore foi construída previamente por nós, e registramos os
cursos que os alunos pretendem fazer, mas por problemas técnicos (aulas de
quarenta minutos por falta de merendeiras) não podemos colocar a arvore em
exposição no mesmo dia, como desejávamos.
Já nas turmas “3 E” e
“3 A” foram realizadas cirandas com o intuito de aproximar os alunos das
referidas turmas. Ao som de uma música, ia passando uma bola de mão em mão e ao
parar a música, quem estivesse com a bola na mão teria que se apresentar. A atividade
ocorreu de forma satisfatória na turma “E”, porém, a turma “A”, estava um pouco
agitada, o que atrapalhou um pouco.
Apesar das adversidades
(sobretudo na turma A, onde houveram mais recusas), o perfil de todas as turmas
foram bem traçados, e num contexto geral o resultado foi satisfatório.
Resultados alcançados
Os alunos receberam bem a atividade, apesar de
o tempo ter sido curto (quarenta minutos de aula, por conta de problemas que
estavam acontecendo no colégio com as merendas dos alunos). Na primeira turma
(3º F) não conseguimos concluir a atividade, mas na segunda turma (3º B) correu
corretamente.
Registramos os cursos no 3º ano “F”, e os
cursos e os bairros no 3 º ano “B”, e concluímos que há uma grande
diversidade entre os bairros que os alunos moram, e que os cursos pretendidos
pelos alunos em ambas as turmas foram predominantemente medicina e
direito.
Com
relação às turmas A e E, o resultado também foi satisfatório apesar de
persistirem algumas recusas na turma A. Os alunos receberam bem todas as
bolsistas e se mostraram entusiasmados com as atividades do programa.