15 de jun. de 2015

Postado por PIBID Sociologia UFBA
| segunda-feira, junho 15, 2015
No dia 07/05 realizamos uma atividade de integração nas turmas do 3º ano “F” e “B” do Colégio Estadual Mario Augusto Teixeira de Freitas, sob a supervisão do Professor Wagner Carvalho.
  A atividade consistiu na apresentação mútua entre os alunos, bolsistas e o professor, e partiu de um sorteio de duplas aleatórias com o nome de todos os presentes, para que dessa forma cada indivíduo tivesse a função de apresentar seu par. Aconteceu, em muitos momentos, das duplas serem formadas por pessoas que não interagiam em sala, o que gerou uma maior integração entre a turma como um todo.
 Foram sugeridas perguntas aos alunos para que estas guiassem a apresentação de seu respectivo par, as perguntas sugeridas foram: Nome, onde mora, o que pensa a respeito do colégio, há quanto tempo estuda no Teixeira e o que imagina para o seu futuro.
  O objetivo que tínhamos com o sorteio das duplas, era promover uma integração entre a turma, e aproximar pessoas que poderiam ser distantes. Quanto às perguntas que foram sugeridas, procuramos registrar os bairros onde os alunos moram e os cursos que pretendem fazer no futuro, com a pretensão de, a partir destas informações, traçarmos um perfil dos estudantes daquelas turmas. Por fim tínhamos o intuito de construir uma “arvore” (utilizando cartolina e papel metro) com os planos que eles desejavam para o futuro, a arvore foi construída previamente por nós, e registramos os cursos que os alunos pretendem fazer, mas por problemas técnicos (aulas de quarenta minutos por falta de merendeiras) não podemos colocar a arvore em exposição no mesmo dia, como desejávamos.
Já nas turmas “3 E” e “3 A” foram realizadas cirandas com o intuito de aproximar os alunos das referidas turmas. Ao som de uma música, ia passando uma bola de mão em mão e ao parar a música, quem estivesse com a bola na mão teria que se apresentar. A atividade ocorreu de forma satisfatória na turma “E”, porém, a turma “A”, estava um pouco agitada, o que atrapalhou um pouco.
Apesar das adversidades (sobretudo na turma A, onde houveram mais recusas), o perfil de todas as turmas foram bem traçados, e num contexto geral o resultado foi satisfatório.

Resultados alcançados  

  Os alunos receberam bem a atividade, apesar de o tempo ter sido curto (quarenta minutos de aula, por conta de problemas que estavam acontecendo no colégio com as merendas dos alunos). Na primeira turma (3º F) não conseguimos concluir a atividade, mas na segunda turma (3º B) correu corretamente.
  Registramos os cursos no 3º ano “F”, e os cursos e os bairros no 3 º ano “B”, e concluímos que há uma grande diversidade entre os bairros que os alunos moram, e que os cursos pretendidos pelos alunos em ambas as turmas foram predominantemente medicina e direito. 

Com relação às turmas A e E, o resultado também foi satisfatório apesar de persistirem algumas recusas na turma A. Os alunos receberam bem todas as bolsistas e se mostraram entusiasmados com as atividades do programa.