15 de jun. de 2015

Postado por PIBID Sociologia UFBA
| segunda-feira, junho 15, 2015
      No dia 03/06/2015, fizemos (Taiala e Louise) uma intervenção nas turmas do 3º ano “F” e “B” do colégio estadual Teixeira de Freitas, a respeito do tema “criminalização da periferia”. Com o intuito introduzir o assunto, primeiramente questionamos os alunos sobre quais deles consideravam que moravam em bairros periféricos e quais não, e por quais motivos eles chegaram a essa conclusão. A partir das respostas buscamos compreender e comparar o que os alunos entendem como periferia, apresentar os vários possíveis conceitos que a define. Foi observado que muitos deles associam a periferia à pobreza, violência e ao tráfico.
    Para entrar em confronto com essa visão, apresentamos cartazes com fotos de lugares muito organizados e bonitos e pessoas de sucesso, tendo ao lado das imagens alternativas com nomes de bairros de Salvador, para que os alunos respondessem em qual deles estava localizado tais lugares, ou de onde vieram tais pessoas. Diferentemente do que imaginavam, todas as fotos retratavam lugares e pessoas de algumas periferias de Salvador, o que causou surpresa e estranhamento por parte deles. No final, os cartazes foram colados nas salas com o título “A periferia também tem!”. O objetivo foi mostrar as possibilidades e a verdadeira realidade que existe nos bairros periféricos, gerando assim uma profunda reflexão.
    Já nas turmas “A” e “E”, elaboramos (Marineide e Rosângella) slides a partir de trechos do documentário “Notícia de uma Guerra Particular” que seriam exibidos na Sala de Vídeo da Escola.



          Como uma das turmas estava com horário vago, foi sugerido que juntassem as duas turmas para melhor aproveitamento do tempo. Porém, por problemas técnicos nos equipamentos, não foi possível realizar a atividade na Sala de Vídeo, visto que o tempo foi insuficiente para sanar tais problemas. Sendo assim, como o horário da turma do 3º Ano E já tinha se esgotado, resolvemos então aplicar a atividade na turma do 3º Ano A na própria sala de aula, usando apenas o notebook para passar os slides e tentamos ainda exibir alguns trechos do documentário.

          Os alunos participaram ativamente. Em alguns momentos houve embates a respeito do assunto, o tema preconceito racial também entrou em pauta e alguns alunos, principalmente no 3º ano A e B, defenderam as periferias, relatando casos de injustiça e preconceito com as mesmas.