10 de jun. de 2015

Postado por PIBID Sociologia UFBA
| quarta-feira, junho 10, 2015
Ocorreu na manhã da última quinta-feira (28/05), o Caminhos abertos: a trilha entre a escola e a universidade pública, evento que teve como objetivo promover a ida de estudantes do 3º ano do Colégio Estadual Padre Palmeira, localizado no bairro de Mussurunga, ao Campus Central da Universidade Federal da Bahia (UFBA), buscando promover uma aproximação entre estudantes da rede estadual com um ambiente universitário público.
A manhã dos estudantes das quatro turmas do 3º ano do Padre Palmeira na última quinta-feira foi sem dúvida alguma, bem diferente do que estavam acostumados. Em vez de um tradicional dia letivo, eles iriam conhecer o local de desejo da maioria dos jovens que sonham em ingressar no ensino superior: a UFBA. Assim como a equipe responsável pelas atividades do PIBID, era possível notar a ansiedade e curiosidade de alguns frente ao mundo que em breve iriam conhecer.
No caminho para Ondina, muitos observavam uma Salvador pouco vista no cotidiano: com a maior parte das atividades sociais concentradas pela região próxima, apenas alguns estudantes costumam frequentar regiões da cidade como Iguatemi, Rio Vermelho, Vale das Pedrinhas, Garibaldi... pela janela dos ônibus oficiais da universidade, eles viam prédios residenciais de luxo, centros empresariais espelhados, parque da cidade e cruzamentos de avenidas. Espaço esse que esperamos que dentro em breve seja comum no trajeto para a faculdade. Ao chegar no Campus de Ondina, os estudantes puderam conhecer parte da estrutura da universidade federal, como os prédios da Faculdade de Comunicação (FACOM), Biblioteca Reitor Macedo Costa e o Instituto de Letras.
O Evento foi aberto pela coordenadora do subprojeto de Sociologia Roselene Alencar, que por sua vez deu boas vindas às turmas, desejando bom aproveitamento da oportunidade e ressaltando a importância da luta coletiva para uma popularização do acesso e permanência de estudantes oriundos da rede pública de ensino na universidade. Sem muito tempo por causa do já comum engarrafamento nas ruas de Salvador, seguimos para o auditório I do PAV V.
                         

A primeira apresentação ficou a cargo da Professora Drª Anamélia Lins e Silva Franco, professora do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Milton Santos (IHAC) e que apresentou aos estudantes o bacharelado interdisciplinar (B.I). Ela abordou desde a proposta inicial, implantação, impactos dentro e fora do ambiente acadêmico, além de explicar detalhadamente em que consiste os bacharelados e as possibilidades de sequência acadêmica e profissional.
Outro ponto extremamente positivo foi a participação de dois estudantes do B.I de saúde Victor Reis e Aissa Siqueira de Morais, que compartilharam a sua experiência dentro do bacharelado, contando um pouco das vantagens e desafios que o bacharel interdisciplinar tem dentro da estrutura acadêmica. Ao final da apresentação, os estudantes do Padre Palmeira fizeram diversos questionamentos e se mostraram bastante interessados por essa nova modalidade de ingresso, que alguns conheciam, mas em sua maioria não.
Após uma pausa para o lanche, seguiu-se a apresentação de Juliana Marta de Oliveira, chefe do setor de coordenação de programas de assistência ao estudante (CPAE) da Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (PROAE). Se ingressar na UFBA é um sonho e tem se tornado realidade para muitos que não competiam (e infelizmente ainda não competem) com jovens com maior recurso financeiro, permanecer de forma digna dentro da universidade é também um ponto importante a ser discutido.
Ela apresentou aos estudantes todos os mecanismos que a UFBA, através da PROAE, dispõe para a garantia de todos os estudantes que atendendo aos pré-requisitos, tenham acesso a recursos como auxílio xerox, auxílio-creche, auxílio-moradia, residência universitária e até bolsa em dinheiro para atender às necessidades mais elementares do estudante requerente. Mais uma vez, as turmas do Padre Palmeira puderam tirar dúvidas e questionarem sobre os dispositivos que poderiam ter direito, quando se tornarem estudantes da federal o que foram prontamente respondidos pela coordenadora Juliana Marta.






Já com o horário no limite para retornarem ao colégio, os estudantes se despediram da última palestrante [essa parte talvez possa ser mudada] e seguiram para uma breve caminhada pela área central do campus de Ondina, onde puderam ver o Restaurante Universitário, a Praça das Artes, o Instituto de Biologia (IBIO), o Pavilhão de Aulas da Federação Reitor Felipe Serpa (PAF I), não sem antes uma pausa para a foto!
Em seguida, passamos pelo Instituto de Geofísica e a Faculdade de Farmácia e depois, sem mais tempo algum para qualquer tipo de visitação, seguimos em direção aos ônibus.
Apesar de todo a engenharia feita para viabilizar o evento e todo o tempo e energia que ele consumiu, nós da equipe Padre Palmeira ficamos contentes com o resultado final. Em que pese que não tivemos o tempo previsto, acreditamos que as turmas do Padre Palmeira puderam ter uma ideia mais consistente sobre a UFBA, tanto do ponto de vista teórico quanto concreto. Lamentamos também que não tenham conhecido as demais unidades que compõem a universidade, em especial o nosso lar, o campus de São Lázaro que fica no Alto da Federação. Com efeito, estamos orgulhosos do ocorrido e do empenho de todos para que algo complexo ocorresse.
Por falar em empenho, gostaríamos de agradecer à coordenação Institucional, especialmente a coordenadora geral, a Drª Alessandra Assis e os funcionários Vando Souza e Carlos Lomanto, que sempre solícitos para com o subprojeto de sociologia, não mediram esforços em nos ajudar com a parte burocrática e indispensável. Também gostaríamos de agradecer a todo o apoio dado pela direção e corpo docente do Colégio Estadual Padre Palmeira, que se compraram a ideia e foram importantíssimos durante todo o evento.
Também é importante ressaltar a participação da profª Anamélia, que desde o início se mostrou entusiasmada com a proposta, o que ficou comprovado durante a sua contagiante exposição, assim como a disposição dos graduandos Vitor Reis e Aissa Morais, que se dispuseram a tirar dúvidas e compartilhar um pouco de suas trajetórias acadêmicas. Agradecemos também a Juliana de Oliveira que gentilmente se disponibilizou em participar do evento. Por fim, um muito obrigado a todos os estudantes que participaram de forma exemplar do evento, contribuindo com a participação e até adiando compromissos para ficar até o fim. Que a trilha feita neste dia possa ser algo comum na vida destes e dos demais jovens da rede estadual e que não falte empenho deles para isso, pois como muito bem disse Antônio Machado, o caminho se faz caminhando.