Para o Colégio Estadual Padre Palmeira, localizado no
Setor G em Mussurunga I, a experiência de firmar uma parceria como o PIBID é
inédita, ou seja, o subprojeto de Sociologia está inaugurando a relação entre a
escola e a universidade.
Em nosso primeiro contato com as turmas do colégio tivemos
a chance de apresentar um pouco sobre o PIBID e as nossas perspectivas. Com
isso, despertamos a curiosidade sobre a vida universitária, havendo, dessa
forma, muitas perguntas sobre os cursos, os processos seletivos, as bolsas de
iniciação científica e a perspectiva de um futuro dentro da universidade. Nós
bolsistas fomos efetivamente, “representantes da universidade” naquele momento.
Percebemos que o objetivo do PIBID em construir uma ponte entre a universidade e escola pública tem sido
cumprida.
De maneira geral podemos
dizer que os encontros entre os/as bolsistas e os/as estudantes da escola tem
sido positivo e a ideia de ter novas pessoas no processo de aprendizagem dentro da
sala de aula tem sido recebida com entusiasmo pelas turmas com as quais
estamos trabalhando.
Vale lembrar que não tem sido somente os alunos que se
mostram entusiasmados com a presença do PIBID na escola. O corpo docente, além
de bastante receptivo, também se mostrou muito interessado nas atividades que temos
realizado no âmbito do programa. As primeiras intervenções já estão sendo
realizadas e apesar de alguns contratempos, os resultados tem sido exitosos,
com as turmas extremamente participativas durante as atividades (esse tema será
abordado noutro post!).
Os únicos que ficaram tristes com a presença do PIBID
foram os alunos/as que não estão envolvidos pelo projeto, o que tem despertado
a curiosidade para saber o que acontece dentro das salas onde estamos realizando
as atividades.
Eles/as, com certeza, terão a chance de interagir com o
programa futuramente.