29 de jun. de 2015

Postado por PIBID Sociologia UFBA
| segunda-feira, junho 29, 2015

Trabalhar com Educação é se deparar com desafios diários e ao que toca o campo da Sociologia esses desafios se alargam. É como entrar em um jogo de pique-esconde tão velho conhecido de nossa infância, em determinado momento se faz necessário tirar a venda dos olhos e contemplar os aparecidos. Deste modo o subprojeto de Sociologia no Colégio Estadual Duque de Caxias, situado no bairro da Liberdade elaborou sua primeira intervenção no sentido de fazer com que os estudantes se permitissem tirar a venda dos olhos e repensar o seu próprio espaço e pudessem construir com o aporte teórico da Sociologia reflexões sobre as relações sociais nos quais estão imersos.

Com a primeira intervenção acontecendo nos dias 23 e 24 de abril cujo tema “Poder, educação, escola e sociedade pelos conceitos de Bourdieu, Durkheim e Mezzaros, a serem realizados com algumas das turmas de 2º ano do Ensino Médio. Com a presença dos bolsistas Fred Solón, Rithiane Almeida, Lays Caroline e Barbara Assumpção.


Deste modo a intervenção se deu por aula expositiva de estimulo ao debate em torno de questões onde:houveram claramente dois momentos: quando solicitávamos que eles sinalizassem com duas palavras "O que é escola" e "O que é educação", no primeiro momento existia um nível muito alto de elogios à escola e a seu papel presente na fala daqueles que respondiam. Nesse segundo momento a participação já se tornou mais intensa, entretanto eles começaram a se afastar da resposta à pergunta, considerando que escola não é "greve", ou "falta de estrutura", por exemplo.” Os bolsistas trouxeram as contribuições de Durkheim, Bourdieu e Mészaros para essa temática sempre estabelecendo um paralelo com as palavras que foram ditas pelos discentes, com o objetivo de mostrar que a opinião dos mesmos sobre a educação e a escola não está tão distante do pensamento sociológico.


Compreendendo que um dos objetivos do Ensino da Sociologia no ensino médio é permitir “que é possível que eles analisem a sociedade e se aproximem do que sociólogos se debruçam a pensar, provando assim que a Sociologia está e pode sempre dialogar com a realidade deles, e que ela serve de ferramenta para potencializar e aprofundar análises que nós mesmos podemos fazer.

Não podemos continuar de olhos vendados para os problemas que ronda a Educação brasileira como a relação espaço físico e quantidade de estudantes, o que leva a uma organização desarmônica do espaço que muitas vezes atrapalham na comunicação dos conteúdos. Sendo que com o presente tema é possível operar nos estudantes uma reflexão sobre os seus papéis na sociedade e na instituição social especializada no papel educativo que é a escola. Assim, a Sociologia continua se apresentando como uma necessidade na formação dos seres em processo de formação.
PIBID Sociologia Colégio Estadual Duque de Caxias.