Trabalhar
com Educação é se deparar com desafios diários e ao que toca o
campo da Sociologia esses desafios se alargam. É como entrar em um
jogo de pique-esconde tão velho conhecido de nossa infância, em
determinado momento se faz necessário tirar a venda dos olhos e
contemplar os aparecidos. Deste
modo o subprojeto de Sociologia no Colégio Estadual Duque de Caxias,
situado no bairro da Liberdade elaborou sua primeira intervenção no
sentido de fazer com que os estudantes se permitissem tirar a venda
dos olhos e repensar o seu próprio espaço e pudessem construir com
o aporte teórico da Sociologia reflexões sobre as relações
sociais nos quais estão imersos.
Com a primeira intervenção
acontecendo nos dias 23 e 24 de abril cujo tema “Poder,
educação, escola e sociedade pelos conceitos de Bourdieu, Durkheim
e Mezzaros, a serem realizados com algumas das turmas de 2º ano do
Ensino Médio. Com a presença dos bolsistas Fred Solón, Rithiane
Almeida, Lays Caroline e Barbara Assumpção.
Deste modo a intervenção se deu por aula expositiva de estimulo ao debate em torno de questões onde:“houveram claramente dois momentos: quando solicitávamos que eles sinalizassem com duas palavras "O que é escola" e "O que é educação", no primeiro momento existia um nível muito alto de elogios à escola e a seu papel presente na fala daqueles que respondiam. Nesse segundo momento a participação já se tornou mais intensa, entretanto eles começaram a se afastar da resposta à pergunta, considerando que escola não é "greve", ou "falta de estrutura", por exemplo.” Os bolsistas trouxeram as contribuições de Durkheim, Bourdieu e Mészaros para essa temática sempre estabelecendo um paralelo com as palavras que foram ditas pelos discentes, com o objetivo de mostrar que a opinião dos mesmos sobre a educação e a escola não está tão distante do pensamento sociológico.
Compreendendo que um dos objetivos do Ensino da Sociologia no ensino médio é permitir “que é possível que eles analisem a sociedade e se aproximem do que sociólogos se debruçam a pensar, provando assim que a Sociologia está e pode sempre dialogar com a realidade deles, e que ela serve de ferramenta para potencializar e aprofundar análises que nós mesmos podemos fazer.
Não podemos continuar de olhos vendados para os problemas que ronda a Educação brasileira como a relação espaço físico e quantidade de estudantes, o que leva a uma organização desarmônica do espaço que muitas vezes atrapalham na comunicação dos conteúdos. Sendo que com o presente tema é possível operar nos estudantes uma reflexão sobre os seus papéis na sociedade e na instituição social especializada no papel educativo que é a escola. Assim, a Sociologia continua se apresentando como uma necessidade na formação dos seres em processo de formação.
PIBID Sociologia Colégio Estadual Duque de Caxias.