21 de jan. de 2015

Postado por PIBID Sociologia UFBA
| quarta-feira, janeiro 21, 2015
A atividade sobre Bullying e violência no ambiente escolar aconteceu no Colégio Estadual Odorico Tavares nos dias 12,13 e 14 de novembro de 2014, nas turmas 3M4,3M5, 3M7 e 3M3, respectivamente. A atividade foi desenvolvida com o intuito de salientar para os alunos a nocividade e as graves consequências que a prática do bullying pode resultar para as relações e o bem-estar escolar e individual dos alunos(as).

A atividade partiu da questão de que essa prática é entendida por muitos (agressores e expectadores) como uma simples brincadeira, o que escamoteia a perniciosidade do fenômeno em ambiente escolar. Participaram dessa atividade os bolsistas Lícima Santos, Barbara Carolina, Pedro Fragoso, Rithiane Almeida, Rômulo Santos e Taiala Águilan, que foram divididos em duplas para que pudessem executar a atividade em turmas e dias específicos, atingindo assim uma maior abrangência de público.



De início foram apresentados os conceitos de bullying e o modo como e onde ocorre (com destaque para o ambiente escolar), e o porquê da reprodução dessa prática. Em seguida apresentamos as denominações dos indivíduos envolvidos no bullying e qual o tipo ideal das vítimas mais comuns, bem como a forma que as mesmas lidam com o fenômeno e as influências que ele traz para os comportamentos dessas vítimas no cotidiano e, sobretudo, no ambiente escolar – onde ocorre com mais frequência.

Para comentar melhor o tema, e salientar ainda mais a gravidade da prática do bullying, levamos vídeos relacionados a casos reais que tiveram destaque na mídia, como, por exemplo, “o massacre de Realengo” (https://www.youtube.com/watch?v=Db07lOKZ9AU) e o caso do garoto Zangief (https://www.youtube.com/watch?v=eNuPFeAC02w).  Com isso sugerimos que os alunos contribuíssem com seus posicionamentos sobre o bullying e foram incentivados a compartilharem medidas que eles julgassem eficazes para minimizar esses eventos, elevando a importância do papel da escola e da família nesse sentido.




A atividade resultou numa reflexão profunda dos alunos sobre o bullying, chegando a refletir até mesmo sobre algumas “brincadeiras” no ambiente escolar – que eram consideradas “inofensivas”, e despertou um olhar crítico do que eles entendiam por “brincadeiras inofensivas”, inclusive algumas cometidas através das novas tecnologias (Facebook, Ask.com, WhatsApp etc.). Os bolsistas ficaram satisfeitos com a execução dessa atividade, pois os alunos se sentiam à vontade para reconhecer seus comportamentos com os colegas e vice-versa, e por tratarmos de um assunto que é a realidade dos estudantes, sendo algo de consequências graves e que não recebe a necessária atenção da escola.