A atividade sobre Bullying e violência no ambiente escolar aconteceu no Colégio
Estadual Odorico Tavares nos dias 12,13 e 14 de novembro de 2014, nas turmas
3M4,3M5, 3M7 e 3M3, respectivamente. A atividade foi desenvolvida com o intuito
de salientar para os alunos a nocividade e as graves consequências que a prática
do bullying pode resultar para as
relações e o bem-estar escolar e individual dos alunos(as).
A atividade partiu da questão de que
essa prática é entendida por muitos (agressores e expectadores) como uma
simples brincadeira, o que escamoteia a perniciosidade do fenômeno em ambiente
escolar. Participaram dessa atividade os bolsistas Lícima Santos, Barbara
Carolina, Pedro Fragoso, Rithiane Almeida, Rômulo Santos e Taiala Águilan, que
foram divididos em duplas para que pudessem executar a atividade em turmas e
dias específicos, atingindo assim uma maior abrangência de público.
De início foram apresentados os
conceitos de bullying e o modo como e
onde ocorre (com destaque para o ambiente escolar), e o porquê da reprodução
dessa prática. Em seguida apresentamos as denominações dos indivíduos
envolvidos no bullying e qual o tipo
ideal das vítimas mais comuns, bem como a forma que as mesmas lidam com o
fenômeno e as influências que ele traz para os comportamentos dessas vítimas no
cotidiano e, sobretudo, no ambiente escolar – onde ocorre com mais frequência.
Para comentar melhor o tema, e
salientar ainda mais a gravidade da prática do bullying, levamos vídeos relacionados a casos reais que tiveram
destaque na mídia, como, por exemplo, “o massacre de Realengo” (https://www.youtube.com/watch?v=Db07lOKZ9AU) e o caso do garoto Zangief (https://www.youtube.com/watch?v=eNuPFeAC02w).
Com isso sugerimos que os alunos contribuíssem com seus posicionamentos
sobre o bullying e foram incentivados
a compartilharem medidas que eles julgassem eficazes para minimizar esses
eventos, elevando a importância do papel da escola e da família nesse sentido.
A atividade resultou numa reflexão
profunda dos alunos sobre o bullying,
chegando a refletir até mesmo sobre algumas “brincadeiras” no ambiente escolar
– que eram consideradas “inofensivas”, e despertou um olhar crítico do que eles
entendiam por “brincadeiras inofensivas”, inclusive algumas cometidas através
das novas tecnologias (Facebook, Ask.com, WhatsApp etc.). Os bolsistas ficaram satisfeitos com a execução
dessa atividade, pois os alunos se sentiam à vontade para reconhecer seus
comportamentos com os colegas e vice-versa, e por tratarmos de um assunto que é
a realidade dos estudantes, sendo algo de consequências graves e que não recebe
a necessária atenção da escola.