21 de jan. de 2015

Postado por PIBID Sociologia UFBA
| quarta-feira, janeiro 21, 2015
A última atividade do PIBID de Sociologia no Colégio Estadual Odorico Tavares em 2014 abordou a temática sobre “A descriminalização das drogas”, e se inseriu no quadro mais geral dos temas abordados na quarta unidade, “Crime e Violência”. Esta última atividade foi escolhida pelos próprios estudantes, através de uma enquete ocorrida no grupo da disciplina de Sociologia no Facebook.

A atividade ocorreu na primeira semana do mês de Dezembro de 2014, nos dias 03 a 05, com as turmas 3M3, 3M4, 3M5 e3M7, e contou com os(as) bolsistas: Bárbara Caroline, Lícima Barbosa, Pedro Fragoso, Rithiane Almeida, Rômulo Iago Santos e Taiala Águilan.



Tendo como estratégia norteadora a discussão sobre o que seria considerado droga nas sociedades ocidentais, bem como aquilo que é considerado “lícito”, “legal” e “ilícitos”, os(as) bolsistas buscaram guiar a atividade sob um modelo de roda de conversa, que privilegiasse as falas e visões dos estudantes acerca do tema. Assim, após a apresentação e abordagem dos conceitos elementares (o que é droga, diferenciação entre licito e ilícito e distinção entre descriminalização, despenalização e legalização), a abordagem centrou foco na desmistificação da descriminalização como sinônimo de liberalização, gerando uma empolgante participação dos estudantes no debate, demonstrando conhecimento e defendendo seus posicionamentos.

As intervenções lograram êxito em abordar com esses adolescentes uma questão polêmica e que se faz presente na atualidade, alémde interferir de modo direto na realidade deles e de toda a sociedade.




Em resumo, a atividade mostrou aos(às) bolsistas o quanto foi importante a escolha prévia dos estudantes pelo tema, pois esta decisão metodológica permitiu um maior interesse e participação dos estudantes no desenvolvimento da atividade em sala, além de, apresentar a relevância em trabalhar um tema que se faz presente na atualidade e que, apesar disso, precisa de debates mais constantes.