Inspirados
por uma atividade realizada em Junho pelo Pibid de Sociologia da UFBA no
Colégio Estadual Mestre Paulo dos Anjos, os bolsistas do Colégio Estadual
Odorico Tavares foram ao colégio discutir, dentro do tema da unidade,
“Movimentos Sociais e Cidadania”, o fenômeno do Rolézinho. A atividade ocorreu
nos dias 22 e 23 de outubro de 2014, com as turmas 3M2 e 3M7.
A
intervenção foi dividida em duas etapas. Na primeira, os bolsistas relembraram
aos estudantes os conceitos e dimensões que envolvem a noção de cidadania e
participação em movimentos sociais. Foram discutidos os direitos civis,
políticos e sociais; os tipos de movimentos sociais e seu processo
constitutivo.
A
segunda etapa foi desenvolvida através de que apresentavam o contexto e o
andamento do fenômeno do Rolézinho, desde seu surgimento em São Paulo até as manifestações
em diversas áreas do país. A partir deste ponto, os bolsistas trouxeram para a
discussão o questionamento se o Rolézinho pode ser considerado movimento social
ou não.
Em
seguida, os estudantes argumentaram a favor ou contra a ideia de Rolézinho como
movimento social, utilizando como parâmetro pra discussão os conteúdos,
conceitos e dimensões apresentados anteriormente. A principal alegação favorável
a questão levantada sobre Rolézinho como movimento social foi que “os
participantes do rolézinho estavam lutando por uma demanda que era a de usar os
espaços da cidade para se reunirem”; Por outro lado, a principal alegação
desfavorável era que “o rolézinho não visou hora nenhuma uma mudança ou
transformação social”. Os vídeos foram usados como exemplo nas argumentações
também: “Eles disseram que queriam freqüentar os shoppings, mas ficaram felizes
e calados depois que tiveram o evento na favela lá”.
As
discussões foram ricas, mas outra vez a falta de tempo foi a vilã do fechamento
da atividade. Novamente os cinqüenta minutos de aula se mostraram insuficientes
para o fechamento da intervenção na cadência que ela foi desenvolvida, e, por
isso, as atividades acabaram invadindo o tempo da aula posterior, levando as
discussões a serem interrompidas. Com isso, gerou-se também um problema para os
bolsistas, que acabaram chegando tarde em seus compromissos acadêmicos devido
ao atraso gerado por esse problema.
Em
suma, a atividade alcançou seus objetivos e trouxe a discussão de cidadania e
movimentos sociais para uma realidade bem próxima dos estudantes, levantando
questionamentos que os fizeram refletirem sobre o conteúdo apresentado em sala
de aula, demonstrando assim que a Sociologia é bem mais próxima e útil do que
eles achariam até então.
Links dos vídeos utilizados na atividade: