5 de jan. de 2015

Postado por PIBID Sociologia UFBA
| segunda-feira, janeiro 05, 2015
A terceira unidade do Colégio Estadual Odorico Tavares, de tema Política, cidadania e movimentos sociais buscou ampliar o conhecimento dos estudantes acerca do sistema político brasileiro. Aliada ao contexto eleitoral no qual o país estava imerso – além das polêmicas e questões que tal contexto suscita, a unidade se configurou em uma situação oportuna para que o PIBID Sociologia desenvolvesse uma sequência didática que envolvesse a temática.

Planejamos então três atividades: a primeira versaria sobre o que é um sistema político, no sentido de trazer a experiência histórica de sistemas políticos brasileiros. Em seguida, a segunda atividade objetivava apresentar criticamente aos alunos/as a composição de nosso sistema eleitoral e as implicações para a organização e o sistema partidários. Por fim, a culminância seria a execução de uma eleição, com os partidos (e coligações) elaborados ao longo das duas atividades anteriores, com seus devidos programas e propostas, para uma apreensão prática - e lúdica dos processos que envolvem o sistema político, eleitoral e partidário do País.



Tanto na primeira como na segunda atividade, houve uma lapidação, no sentido de apurar os devidos enfoques a serem dados, pois devido a densidade dos temas a serem apresentados e a participação dos alunos, principalmente quando foram trazidas as informações sobre presidencialismo de coalizão e sobre as coligações, o tempo se mostrou insuficiente para a execução plena da atividade como havia sido idealizado no planejamento. Na primeira atividade, executada nas turmas M2, M7, M3 e M5, trazer os conceitos dos tipos de sistema políticos (parlamentarismo, presidencialismo e semipresidencialismo) e localizá-los enquanto experienciados na história do Brasil, até chegar à atualidade e especificidade do sistema político brasileiro foi bastante interessante, pois permitiu que os alunos fossem construindo conjuntamente os conceitos, e puderam pensá-los na prática política.

Na segunda atividade, executada às vésperas da eleição, a sala estava realmente envolvida, e bastante atenta, e no momento que foi pautada a temática de coligações, e como elas funcionam, a participação foi intensa e bastante produtiva. Todavia, com isso não conseguimos, em nenhuma das turmas, conduzir a atividade até a explicitação do sistema partidário e da organização partidária da maneira ensejada no momento do planejamento.

Desse modo, optamos por alocar a atividade de sistema partidário para uma terceira atividade e a eleição, sendo a quarta. Mas, infelizmente, não pudemos elaborar nenhuma das duas. Infelizmente, devido ao calendário eleitoral, que suspende as aulas 48h antes das eleições para entrega dos colégios públicos ao Tribunal Superior Eleitoral, e as aulas de Sociologia ocorrerem às sextas feiras.



Por esse motivo, não teríamos como balancear o conteúdo em todas as turmas para poder finalizar com a eleição, o que causou-nos frustração. Entretanto, por mais que não tenhamos concluído como havíamos planejado, provavelmente por carregar em demasia os conteúdos sem mensurar o tempo e pautar a participação massiva que o tema iria engendrar - falha já avaliada e corrigida nos planejamentos subsequentes - foi bastante enriquecedor trazer uma temática densa, mas extremamente prática e urgente para a aguzidação da consciência crítica dos estudantes.