A terceira unidade do Colégio Estadual Odorico Tavares, de tema
Política, cidadania e movimentos sociais buscou ampliar o conhecimento dos
estudantes acerca do sistema político brasileiro. Aliada ao contexto eleitoral
no qual o país estava imerso – além das polêmicas e questões que tal contexto
suscita, a unidade se configurou em uma situação oportuna para que o PIBID
Sociologia desenvolvesse uma sequência didática que envolvesse a temática.
Planejamos então três atividades: a primeira versaria sobre o que é um
sistema político, no sentido de trazer a experiência histórica de sistemas
políticos brasileiros. Em seguida, a segunda atividade objetivava apresentar
criticamente aos alunos/as a composição de nosso sistema eleitoral e as
implicações para a organização e o sistema partidários. Por fim, a culminância
seria a execução de uma eleição, com os partidos (e coligações) elaborados ao
longo das duas atividades anteriores, com seus devidos programas e propostas,
para uma apreensão prática - e lúdica dos processos que envolvem o sistema
político, eleitoral e partidário do País.
Tanto na primeira como na segunda atividade, houve uma lapidação, no
sentido de apurar os devidos enfoques a serem dados, pois devido a densidade
dos temas a serem apresentados e a participação dos alunos, principalmente
quando foram trazidas as informações sobre presidencialismo de coalizão e sobre
as coligações, o tempo se mostrou insuficiente para a execução plena da
atividade como havia sido idealizado no planejamento. Na primeira atividade,
executada nas turmas M2, M7, M3 e M5, trazer os conceitos dos tipos de sistema
políticos (parlamentarismo, presidencialismo e semipresidencialismo) e
localizá-los enquanto experienciados na história do Brasil, até chegar à
atualidade e especificidade do sistema político brasileiro foi bastante
interessante, pois permitiu que os alunos fossem construindo conjuntamente os
conceitos, e puderam pensá-los na prática política.
Na segunda atividade, executada às vésperas da eleição, a sala estava
realmente envolvida, e bastante atenta, e no momento que foi pautada a temática
de coligações, e como elas funcionam, a participação foi intensa e bastante
produtiva. Todavia, com isso não conseguimos, em nenhuma das turmas, conduzir a
atividade até a explicitação do sistema partidário e da organização partidária
da maneira ensejada no momento do planejamento.
Desse modo, optamos por alocar a atividade de sistema partidário para
uma terceira atividade e a eleição, sendo a quarta. Mas, infelizmente, não
pudemos elaborar nenhuma das duas. Infelizmente, devido ao calendário
eleitoral, que suspende as aulas 48h antes das eleições para entrega dos
colégios públicos ao Tribunal Superior Eleitoral, e as aulas de Sociologia
ocorrerem às sextas feiras.
Por esse motivo, não teríamos como balancear o conteúdo em todas as
turmas para poder finalizar com a eleição, o que causou-nos frustração.
Entretanto, por mais que não tenhamos concluído como havíamos planejado,
provavelmente por carregar em demasia os conteúdos sem mensurar o tempo e
pautar a participação massiva que o tema iria engendrar - falha já avaliada e
corrigida nos planejamentos subsequentes - foi bastante enriquecedor trazer uma
temática densa, mas extremamente prática e urgente para a aguzidação da
consciência crítica dos estudantes.