9 de jun. de 2014

Postado por PIBID Sociologia UFBA
| segunda-feira, junho 09, 2014
No dia 03/06/2014 as bolsistas Patrícia, Marineide e Rosângela deram continuidade ao estudo do conteúdo das Identidades Sociais e trabalharam com a turma B do Eixo VI no turno noturno do colégio ICEIA. O fio condutor da atividade foi a questão das Cotas Étnico-Raciais, um assunto demandado pela turma desde que se iniciou um intenso debate na última intervenção do PIBID . Com a retomada dos conteúdos da intervenção anterior aliados a apresentação de novos conhecimentos as bolsistas objetivaram tornar acessível o conceito de Ações Afirmativas, utilizando-se para isso da exposição oral e da escuta sensível à opinião dos estudantes. A história do conceito de cotas raciais, desde o seu nascimento nos EUA até sua implementação no Brasil, e a luta pelos direitos civis nos EUA foi abordadas. O contexto da emblemática fotografia abaixo ,da estudante americana  Dorothy Counts,  foi bastante ilustrativo para falar do ódio racial na América e das consequências da perpetuação deste tipo de atitude cultural.

Dorothy Counts

Não obstante a centralidade da temática racial, as bolsistas procuraram tornar evidente a interseccionalidade que acompanha o assunto, desta forma colocando questões de classe, gênero e sexualidade em conexão direta com o tópico. Não apenas a origem do conceito de Ações Afirmativas foi abordada, mas seu impacto social foi posto em discussão, tanto no que tange à inclusão social de grupos minoritários quanto por seu efeito na alteração do status quo . Também como ferramenta ilustrativa foram utilizados dados do Governo Federal acerca do desempenho universitário dos beneficiados das políticas de cotas, desconstruindo-se possíveis preconceitos sobre estudantes cotistas. Por fim, a abertura para o diálogo possibilitou depoimentos de estudantes que se auto identificam como negras sinalizando a insistente presença do racismo nas suas vidas cotidianas e nas esferas institucionais.


A bolsista Patrícia e as estudantes do Eixo VI turma B

8 de jun. de 2014

Postado por PIBID Sociologia UFBA
| domingo, junho 08, 2014

Aconteceu no dia 04 de junho, a primeira atividade do PIBID/Sociologia no Colégio Estadual Mestre Paulo dos Anjos, localizado no bairro da paz. O colégio foi – juntamente com o supervisor Thiago Neri – recém-integrado aos demais colégios que do Programa. E devido os inúmeros contratempos como semana de provas e greve de ônibus, apenas agora a atividade pôde ser realizada.
A mesma estava inserida dentro do tema da primeira unidade que foi Cidadania e Movimentos sociais, voltada justamente para problematizar um fenômeno que recentemente ocupou espaço de debate dentro e fora do meio acadêmico: o “rolezinho”. Tendo o professor já apresentado aos alunos os conceitos fundamentais e necessários para a compreensão das dimensões que envolvem a noção de cidadania e participação em movimentos sociais, a atividade teve como objetivo exercitar nos alunos o conteúdo aprendido ao longo da unidade.

Os bolsistas Miguel Pereira e George Hora selecionaram vídeos relacionados aos “rolezinhos” e partindo de um roteiro previamente estruturado de questões, dividiram a turma em quatro grupos, onde os estudantes discutiram entre si e em seguida entre os grupos, pontuando suas opiniões a partir do conteúdo ministrado pelo professor Thiago. Apesar do início tímido, a atividade foi tomando fôlego e contou um debate qualificado por parte dos estudantes sobre o tema, onde os mesmos mostraram uma feliz articulação entre suas percepções e conteúdo apreendido, evidenciando ao menos em uma primeira visão que eles compreenderam e abraçaram a proposta da atividade.

Como infelizmente nem tudo foi positivo, não se pode pontuar o prejuízo que o “vilão de sempre” causou ao prosseguimento da atividade: o escasso tempo. Como a atividade já invadia o horário da aula seguinte, o professor e pibidianos tiveram que encerrar a discussão que a essa altura atingia o ponto alto. Como forma de aferir com mais profundidade o que significou a atividade da turma, foi solicitado que a mesma redigisse um texto, afim de por no papel o que disseram ao longo da atividade.
Do ponto de vista geral, a impressão foi muito positiva, impressão essa que se manteve desde a primeira ida ao colégio ainda em abril, quando o PIBID foi muito bem recebido por coordenação assim como os professores e recebidos com certa curiosidade pelos alunos. Por fim resta agradecer aos grandes responsáveis pela intervenção, sem os quais não seria possível realizar nem o mais elaborado dos planos de aula: os estudantes. Se a primeira impressão é a que fica, então o Colégio Mestre Paulo dos Anjos, o bairro em que ele está inserido, os seus alunos e funcionários deixaram a melhor possível.
Como foi acordado segue abaixo os vídeos usados na íntegra:


Profissão Repórter Rolezinhos do Funk Matéria Completa 22/04/2014*: 

http://www.youtube.com/watch?v=m-ra8K0Hadc

Jovens Que Criaram Rolezinho Se Surpresos Com Tanta Repercussão*:



*Vídeos acessados em 29 de abril de 2013.

1 de jun. de 2014

Postado por PIBID Sociologia UFBA
| domingo, junho 01, 2014

O Pibid de Sociologia da UFBA iniciou suas atividades de 2014, no Colégio Estadual Odorico Tavares, no dia 4 de Abril, com os bolsistas Miguel Pereira, Rômulo Iago Santos, Taiala Águilan, Lícima Santos e Pedro Fragoso; através da observação das turmas e assistindo as aulas do professor Cícero Muniz. Com o intuito de ter uma aproximação dos bolsistas com as turmas, no dia 11 de Abril, fizemos nossa primeira atividade. O tema escolhido foi “A função da escola e da educação”.
 
A atividade foi iniciada seguindo a sua proposta, contida no plano de aula, que era fazer com que os estudantes dissessem com duas palavras, uma para cada pergunta, o que era educação e o que era escola na opinião deles. Arrumados em círculo, enquanto eles diziam as palavras, eles tinham que segurar uma ponta de um barbante e jogar a outra ponta para um de seus colegas que estivessem em algum ponto distante do círculo, formando assim, uma rede de concepções sobre o tema. As palavras ditas pelos estudantes eram anotadas para que montássemos uma árvore e, com base nas teorias de Durkheim, Meszáros e Bourdieu, problematizássemos o ideal de escola e educação que ficou presente nas palavras dos estudantes.








Desse ponto em diante, formou-se, em todas as três turmas em que a atividade foi feita, debates sobre os problemas apresentados pela escola e se a escola pública dava condições para que os seus estudantes competissem de igual para igual com alunos de escolas particulares.

Na primeira turma, conseguimos fazer uma relação entre as teorias dos autores e as palavras ditas pelos estudantes, na segunda isso foi mais complicado. O debate se estendeu a ponto de a atividade não ter esse fechamento com a relação das teorias com o que foi dito pelos estudantes.







A terceira turma criou um debate mais focado no Colégio Odorico Tavares, apontando suas dificuldades de matrícula em 2014, consequência do fechamento do turno vespertino do colégio, e problemas de estrutura. Porém, a atividade conseguiu chegar ao seu fechamento com a relação entre a fala dos estudantes e as teorias e um incentivo a seguir em frente, superando as dificuldades apresentadas.


No que diz respeito ao seu objetivo de apresentar os bolsistas às turmas e problematizar sobre a função da escola e da educação, a atividade foi satisfatória. Conseguiu trazer uma reflexão para os estudantes e muitos deles elogiaram dizendo que puderam falar. Colocar pra fora suas indignações e opiniões, coisa que, segundo eles, não são deixados fazer dentro da sala de aula.