A iniciação à docência envolve o desenvolvimento de várias habilidades, dentre elas a escuta sensível. Ao ponderar os resultados alcançados nas turmas trabalhadas as bolsistas e professora diagnosticaram, em uma das turmas, a dificuldade de lidar não tanto com o conteúdo da matéria e sim com os próprios colegas, tendo em vista que o silêncio e o clima de desconforto pairavam sob o ar quando os alunos eram solicitados a participarem das atividades. A partir deste percepção dos relacionamentos entre os alunos fomentou-se uma
atividade no dia 01/09/2014 cujo o objetivo era fazer como que os estudantes da turma A
se comunicassem melhor e pudessem romper a barreira da hostilidade,
que claramente representava ali um obstáculo epistemofílico.
Formulou-se um plano de aula que previa estimular a formação de
vínculos através do diálogo. Desta forma,construímos e aplicamos a seguinte atividade: a) num primeiro momento,
solicitamos aos alunos que conversassem com colegas com quem eles
raramente entravam em contato. Duplas de alunos foram formadas e ,
durante 20 minutos os alunos deveriam conversar entre si,
identificando características dos colegas como idade, local de
habitação, configuração familiar, gostos musicais, matérias
preferidas, etc. b) Ao fim do tempo cada um da dupla formada deveria
apresentar o colega à turma. Como esperávamos, a atividade foi um verdadeiro sucesso apesar da timidez inicial todos os
alunos da turma A . Logo que se fizeram as primeiras apresentações entre os alunos os participantes se mostraram curiosos por conhecerem
seus colegas e o ambiente se tornou aprazível e participativo. O feedback
foi extremamente positivo e os alunos passaram a ter maior conhecimento daqueles com os quais conviviam diariamente.