27 de out. de 2014

Postado por PIBID Sociologia UFBA
| segunda-feira, outubro 27, 2014
No dia 25 de Julho aconteceu a terceira atividade do Pibid de Sociologia da UFBA no Colégio Estadual Odorico Tavares. A atividade que contou com os (as) bolsistas Lícima Santos, Pedro Fragoso, Rômulo Iago Santos e Taiala Águilan, e foi realizada com as turmas 3M3, 3M5 e 3M6, tendo como tema a desconstrução da questão do gênero e as suas relações, tema que faz parte da IIª unidade.



A atividade teve como objetivo geral problematizar com os estudantes a respeito da construção social de gênero e suas naturalizações sociais, para que através da reflexão sociológica sobre o tema, eles pudessem compreender e refletir sobre a importância e centralidade do sexo, gênero e da identidade de gênero nas construções das identidades modernas, bem como, em paralelo, poder desnaturalizar os papéis, identidades e estereótipos de gênero, afastando assim os preconceitos que são desenvolvidos em nossa educação de gênero.

A atividade começou com a realização de uma oficina que consistiu na seguinte dinâmica: foram desenhados na lousa três colunas, as dos extremos intituladas com “HOMEM” e “MULHER”, respectivamente, e a coluna do centro vazia. A pedido dos bolsitas, os estudantes mencionaram elementos que para eles eram definidores dos homens e os que eram definidores das mulheres. Feito isso, os bolsistas inverteram os títulos das colunas das extremidades (os itens que eram específicos de homem ou de mulher foram colocados na coluna do centro) para demonstrar que boa parte dos elementos que eles utilizaram para descrever o homem serviriam também para descrever a mulher e vice-versa. Neste momento os estudantes levantaram questionamentos que serviram de base para os bolsistas abrirem discussão, problematizando as questões relacionadas ao tema.



 Na atividade tivemos uma participação bastante relevante da maioria dos estudantes. Eles trouxeram questionamentos, dúvidas, experiências do seu cotidiano que enriqueceram de forma ímpar a apresentação dos bolsistas, permitindo que o objetivo proposto fosse alcançado, além de facilitar a problematização de alguns temas correlatos. Em síntese, essa atividade mostrou aos bolsistas a grande importância de se trabalhar um tema que é carregado de preconceitos e estereótipos e que mesmo assim não é trabalhado, no cotidiano, como deveria ser.