No dia 25 de Julho aconteceu a terceira atividade do
Pibid de Sociologia da UFBA no Colégio Estadual Odorico Tavares. A atividade que
contou com os (as) bolsistas Lícima Santos, Pedro Fragoso, Rômulo Iago Santos e
Taiala Águilan, e foi realizada com as turmas 3M3, 3M5 e 3M6, tendo como tema a
desconstrução da questão do gênero e as suas relações, tema que faz parte da IIª
unidade.
A atividade teve como objetivo geral problematizar com os estudantes a respeito da
construção social de gênero e suas naturalizações sociais, para que através da
reflexão sociológica sobre o tema, eles pudessem compreender e refletir sobre a
importância e centralidade do sexo, gênero e da identidade de gênero nas
construções das identidades modernas, bem como, em paralelo, poder desnaturalizar
os papéis, identidades e estereótipos de gênero, afastando assim os
preconceitos que são desenvolvidos em nossa educação de gênero.
A atividade começou com a
realização de uma oficina que consistiu na seguinte dinâmica: foram desenhados
na lousa três colunas, as dos extremos intituladas com “HOMEM” e “MULHER”,
respectivamente, e a coluna do centro vazia. A pedido dos bolsitas, os
estudantes mencionaram elementos que para eles eram definidores dos homens e os
que eram definidores das mulheres. Feito isso, os bolsistas inverteram os
títulos das colunas das extremidades (os itens que eram específicos de homem ou
de mulher foram colocados na coluna do centro) para demonstrar que boa parte
dos elementos que eles utilizaram para descrever o homem serviriam também para
descrever a mulher e vice-versa. Neste momento os estudantes levantaram
questionamentos que serviram de base para os bolsistas abrirem discussão,
problematizando as questões relacionadas ao tema.
Na atividade tivemos uma participação bastante
relevante da maioria dos estudantes. Eles trouxeram questionamentos, dúvidas,
experiências do seu cotidiano que enriqueceram de forma ímpar a apresentação
dos bolsistas, permitindo que o objetivo proposto fosse alcançado, além de
facilitar a problematização de alguns temas correlatos. Em síntese, essa atividade
mostrou aos bolsistas a grande importância de se trabalhar um tema que é
carregado de preconceitos e estereótipos e que mesmo assim não é trabalhado, no
cotidiano, como deveria ser.