No
segundo semestre de 2014.2 as atividades do PIBID Sociologia UFBa vem
se dando com maior frequência no colégio ICEIA, a partir do aumento do número de
visitas das bolsistas a unidade escolar. Esta maior aproximação das
inciandas à docência Ana Paula, Íris Cristina, Jaqueline Barreto,
Marineide Rego e Rosângela Magalhães com as turmas da Tempo
Formativo Eixo VI vem sendo bastante recompensadora, tanto no que diz
respeito a possibilidade de realizar planejamentos mais adequados às
turmas observadas quanto no âmbito da criação de vínculos
emocionais das bolsistas do programa com a comunidade escolar do
ICEIA.
Recentemente,
nos dias 25 e 26 de agosto, realizamos a primeira atividade de
intervenção ( sequência didática) das bolsistas no segundo
semestre. A atividade ocorreu em sintonia com os temas tratados na II
unidade, quando as bolsistas organizaram uma sequência didática
intitulada “Os modos de produção no capitalismo: taylorismo e fordismo”. Ela foi composta por dois momentos
distintos. No primeiro momento ocorreu a exibição do clássico Tempos Modernos, que, devido ao limitado espaço de tempo da
hora-aula no turno noturno ( 40 minutos) teve de ser reduzido aos 25
minutos iniciais. O filme foi extremamente bem recebido pelas turmas, apesar de ter sido exibido pela primeira vez em 1936. Ao final da exibição os estudantes relataram suas primeiras
impressões do excerto exibido. Também ao fim da sessão os
estudantes foram solicitados a formarem grupos. Cada grupo recebeu um
pedaço de papel explicando um conceito já trabalhado pela
professora em sala de aula como: taylorismo, fordismo, mais-valia e
alienação do trabalho. Os grupos então foram solicitados a , no
segundo momento reconhecer estes conceitos no filme exibido. O
segundo momento da atividade consistiu, justamente, no debate em
torno da associação entre os conceitos e as cenas do filme. As
bolsistas acompanharam as respostas dos grupos de estudantes e
fizeram inferências a partir das interpretações apresentadas,
utilizando, em alguns momentos o recurso de revisitar algumas cenas
do filme para melhor ilustrar seus argumentos. Por fim, os alunos
foram convidadas a avaliar a atividade como um todo.
Bolsistas Marineide, Rosângela, Íris, Ana Paula e Jaqueline compartilhando a pipoca do Cine Clube Sociológico
Algumas
dificuldades foram encontradas na ocasião e representaram um fato de
pesquisa muito rico. Claramente, a atividade funcionou melhor em uma
turma do que em outra, apesar de o mesmo conteúdo estar sendo
trabalhado e através do mesmo método. Várias hipóteses foram
levantadas para explicar o sucesso da atividade na turma do Eixo VI
turma B e o fraco desempenho dos estudantes em participar do segundo
momento da intervenção no Eixo VI turma A. A partir da observação
percebemos a fragilidade dos laços afetivos da turma e uma resistência em compartilhar ideias com os colegas e bolsistas do pibid. Os próprios
estudantes da turma A tinham pouco conhecimento a respeito dos
colegas e havia alguma hostilidade entre eles. Este ambiente pouco convidativo, já notado pela professora desde o início do ano, motivou uma nova intervenção( sequência didática) do trio
responsável pelo acompanhamento da turma A , que , no próximo post
será descrita.
Estudantes do Eixo VI turma A do colégio ICEIA assistindo ao filme Tempos Modernos