20 de set. de 2014

Postado por PIBID Sociologia UFBA
| sábado, setembro 20, 2014
No segundo semestre de 2014.2 as atividades do PIBID Sociologia UFBa vem se dando com maior frequência no colégio ICEIA, a partir do aumento do número de visitas das bolsistas a unidade escolar. Esta maior aproximação das inciandas à docência Ana Paula, Íris Cristina, Jaqueline Barreto, Marineide Rego e Rosângela Magalhães com as turmas da Tempo Formativo Eixo VI vem sendo bastante recompensadora, tanto no que diz respeito a possibilidade de realizar planejamentos mais adequados às turmas observadas quanto no âmbito da criação de vínculos emocionais das bolsistas do programa com a comunidade escolar do ICEIA.
Recentemente, nos dias 25 e 26 de agosto, realizamos a primeira atividade de intervenção ( sequência didática) das bolsistas no segundo semestre. A atividade ocorreu em sintonia com os temas tratados na II unidade, quando as bolsistas organizaram uma sequência didática intitulada “Os modos de produção no capitalismo: taylorismo e fordismo”. Ela foi composta por dois momentos distintos. No primeiro momento ocorreu a exibição do clássico  Tempos Modernos, que, devido ao limitado espaço de tempo da hora-aula no turno noturno ( 40 minutos) teve de ser reduzido aos 25 minutos iniciais. O filme foi extremamente bem recebido pelas turmas, apesar de ter sido exibido pela primeira vez em 1936. Ao final da exibição os estudantes relataram suas primeiras impressões do excerto exibido. Também ao fim da sessão os estudantes foram solicitados a formarem grupos. Cada grupo recebeu um pedaço de papel explicando um conceito já trabalhado pela professora em sala de aula como: taylorismo, fordismo, mais-valia e alienação do trabalho. Os grupos então foram solicitados a , no segundo momento reconhecer estes conceitos no filme exibido. O segundo momento da atividade consistiu, justamente, no debate em torno da associação entre os conceitos e as cenas do filme. As bolsistas acompanharam as respostas dos grupos de estudantes e fizeram inferências a partir das interpretações apresentadas, utilizando, em alguns momentos o recurso de revisitar algumas cenas do filme para melhor ilustrar seus argumentos. Por fim, os alunos foram convidadas a avaliar a atividade como um todo.
Bolsistas Marineide, Rosângela, Íris, Ana Paula e Jaqueline compartilhando a pipoca do Cine Clube Sociológico

Algumas dificuldades foram encontradas na ocasião e representaram um fato de pesquisa muito rico. Claramente, a atividade funcionou melhor em uma turma do que em outra, apesar de o mesmo conteúdo estar sendo trabalhado e através do mesmo método. Várias hipóteses foram levantadas para explicar o sucesso da atividade na turma do Eixo VI turma B e o fraco desempenho dos estudantes em participar do segundo momento da intervenção no Eixo VI turma A. A partir da observação percebemos a fragilidade dos laços afetivos da turma e uma resistência em compartilhar ideias com os colegas e bolsistas do pibid. Os próprios estudantes da turma A tinham pouco conhecimento a respeito dos colegas e havia alguma hostilidade entre eles. Este ambiente pouco convidativo, já notado pela professora desde o início do ano, motivou uma nova intervenção( sequência didática) do trio responsável pelo acompanhamento da turma A , que , no próximo post será descrita.
Estudantes do Eixo VI turma A do colégio ICEIA assistindo ao filme Tempos Modernos