19 de ago. de 2014

Postado por PIBID Sociologia UFBA
| terça-feira, agosto 19, 2014
Fruto de um plano de sequência didática, a intervenção  foi realizada no dia 07 de Agosto de 2014 no Colégio Estadual Mestre Paulo dos Anjos,com os bolsistas Priscila Menezes e  Zozimo Ferreira, essa primeira parte do  plano de ação   teve como abordagem geral : “ Trabalho análogo ao escravo” onde o  ponto de partida foi  o caso das “ Empregadas domésticas”.
A aula foi realizada no auditório, isso facilitou a atividade já que questões como acústica e espaço estavam propícios, já as questões relacionadas a acessibilidade ao bairro continuamos a enfrentar problemas com o trânsito. Por se tratar do turno noturno enfrentamos o horário de pico nos engarrafamentos, outra questão é o pouco tempo para a intervenção ainda sofre o agravante  por se tratar dos ultimos horários onde tudo que os alunos querem é ir pra casa, apesar disso tivemos a participação de 22 alunos na atividade.


De modo geral, obtivemos êxito em nossa abordagem já que todos de forma integral ou parcial participaram se envolveram e problematizaram em relação ao tema.  A atividade foi subdividida em quatro partes:

  1. Leitura do texto: A Crise das babás , que foi distribuído uma semana antes pelo professor Thiago Neri, fazendo a leitura e o discussão do texto. http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2012/05/na-caca-babas-maes-de-sp-usam-psicologa-head-hunter-e-facebook.html


  1. Exibição do recote de um vídeo de uma serie de TV, “Suburbia”, no contexto da história a jovem  “Conceição” tinha acabado de fugir de uma casa de  acolhimento ao menor do Rio de Janeiro, e após se esconder atrás de um caro foi atropelada por uma postulante ao doutorado da UFRJ, que logo presta socorro a menor e no fim do tratamento leva a mesma a sua residência para se recuperar.  Contudo ao decorrer do tempo a jovem foi ficando na casa, cuidando dos dois filhos da doutoranda em troca de moradia e comida, contudo a mesma não tinha noção da exploração que ali estava sofrendo. Como agravante após o termino da sua tese de doutorado a sua patroa foi viajar com seus filhos e deu folga a jovem Conceição no fim de semana mais com a condição que a jovem retornasse na segunda feira para fazer uma faxina no apartamento, no retorno da jovem  no dia marcado a mesma acreditava que não iria encontrar ninguém, entretanto o namorado da sua patroa resolveu não viajar e aproveitou da situação para abusar sexualmente da jovem Conceição e no fim da história fazendo com que a jovem fosse demitida posta para fora da casa sem direito nenhum, pois a mesma não tinha carteira assinada e não recebia salário. http://gshow.globo.com/programas/suburbia/


  1.  Dividimos a turma em quatro grupos, em seguida distribuímos um roteiro com perguntas para dar uma melhor condução ao debate. Com as seguintes perguntas:
- O que eles acharam do vídeo?
- Se eles conheciam alguma pessoa ou ate mesmo eles passaram por uma situação próxima a do vídeo?
- Fazendo um paralelo com o texto trabalhado em sala aquilo que foi mostrado no vídeo era um tipo de exploração?
- Se os personagens do vídeo tinham consciência dos seus papeis de explorador e explorado, que para a empregadora ele estava ajudando a menina de rua dando casa e comida em troca de uma ajudinha em casa.


  1. Após cerca de 5 minutos de discussão, abrimos o debate, diversas questões foram surgindo entre elas como: variáveis econômicas, raciais, exploração, dominação e o fator educacional.


O que podemos concluir é que o tema trabalho nos dá distintas dimensões para ser trabalhada em sala de aula e que a questão do Trabalho análogo ao escravo, como foi colocado por um aluno aparece como um” tipo de escravidão moderna”, sendo esta  uma variável importante, sendo  que a exploração apresentada no vídeo não ocorre nos dias de hoje por conta da rápida circulação das informações e a busca por melhores oportunidades pelos empregados domésticos.


Outra questão importante é a nossa estabilidade enquanto Programa Institucional na Escola, onde estamos nos organizando melhor, tendo periodicidade nas reuniões. Enquanto grupo CEMPA estamos muito coesos, passamos a elaborar nossos registros fotográficos, a relação professor-bolsistas-alunos está cada vez melhor. Esperamos que os desafios que estão por vir sejam superados com êxito e competência.