Fruto de um plano
de sequência didática, a intervenção foi
realizada no dia 07 de Agosto de 2014 no Colégio Estadual Mestre Paulo dos
Anjos,com os bolsistas Priscila Menezes e Zozimo Ferreira, essa primeira parte do plano de ação
teve como abordagem geral : “
Trabalho análogo ao escravo” onde o ponto
de partida foi o caso das “ Empregadas
domésticas”.
A aula foi
realizada no auditório, isso facilitou a atividade já que questões como
acústica e espaço estavam propícios, já as questões relacionadas a
acessibilidade ao bairro continuamos a enfrentar problemas com o trânsito. Por
se tratar do turno noturno enfrentamos o horário de pico nos engarrafamentos,
outra questão é o pouco tempo para a intervenção ainda sofre o agravante por se tratar dos ultimos horários onde tudo
que os alunos querem é ir pra casa, apesar disso tivemos a participação de 22
alunos na atividade.
De modo geral,
obtivemos êxito em nossa abordagem já que todos de forma integral ou parcial
participaram se envolveram e problematizaram em relação ao tema. A atividade foi subdividida em quatro partes:
- Leitura do texto: A Crise das babás , que foi distribuído uma semana
antes pelo professor Thiago Neri, fazendo a leitura e o discussão do
texto. http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2012/05/na-caca-babas-maes-de-sp-usam-psicologa-head-hunter-e-facebook.html
- Exibição do recote de um vídeo de uma serie de TV, “Suburbia”, no contexto da história a jovem “Conceição” tinha acabado de fugir de uma casa de acolhimento ao menor do Rio de Janeiro, e após se esconder atrás de um caro foi atropelada por uma postulante ao doutorado da UFRJ, que logo presta socorro a menor e no fim do tratamento leva a mesma a sua residência para se recuperar. Contudo ao decorrer do tempo a jovem foi ficando na casa, cuidando dos dois filhos da doutoranda em troca de moradia e comida, contudo a mesma não tinha noção da exploração que ali estava sofrendo. Como agravante após o termino da sua tese de doutorado a sua patroa foi viajar com seus filhos e deu folga a jovem Conceição no fim de semana mais com a condição que a jovem retornasse na segunda feira para fazer uma faxina no apartamento, no retorno da jovem no dia marcado a mesma acreditava que não iria encontrar ninguém, entretanto o namorado da sua patroa resolveu não viajar e aproveitou da situação para abusar sexualmente da jovem Conceição e no fim da história fazendo com que a jovem fosse demitida posta para fora da casa sem direito nenhum, pois a mesma não tinha carteira assinada e não recebia salário. http://gshow.globo.com/programas/suburbia/
- Dividimos a turma em quatro
grupos, em seguida distribuímos um roteiro com perguntas para dar uma
melhor condução ao debate. Com as seguintes perguntas:
- O que eles
acharam do vídeo?
- Se eles
conheciam alguma pessoa ou ate mesmo eles passaram por uma situação próxima a
do vídeo?
- Fazendo um
paralelo com o texto trabalhado em sala aquilo que foi mostrado no vídeo era um
tipo de exploração?
- Se os
personagens do vídeo tinham consciência dos seus papeis de explorador e
explorado, que para a empregadora ele estava ajudando a menina de rua dando
casa e comida em troca de uma ajudinha em casa.
- Após cerca de 5 minutos de discussão, abrimos o debate, diversas
questões foram surgindo entre elas como: variáveis econômicas, raciais,
exploração, dominação e o fator educacional.
O que podemos concluir é que o tema trabalho
nos dá distintas dimensões para ser trabalhada em sala de aula e que a questão
do Trabalho análogo ao escravo, como foi colocado por um aluno aparece como um”
tipo de escravidão moderna”, sendo esta
uma variável importante, sendo que a exploração apresentada no vídeo não
ocorre nos dias de hoje por conta da rápida circulação das informações e a
busca por melhores oportunidades pelos empregados domésticos.
Outra questão
importante é a nossa estabilidade enquanto Programa Institucional na Escola,
onde estamos nos organizando melhor, tendo periodicidade nas reuniões. Enquanto
grupo CEMPA estamos muito coesos, passamos a elaborar nossos registros
fotográficos, a relação professor-bolsistas-alunos está cada vez melhor.
Esperamos que os desafios que estão por vir sejam superados com êxito e
competência.