19 de ago. de 2014

Postado por PIBID Sociologia UFBA
| terça-feira, agosto 19, 2014
  
Foi com um sentimento de satisfação que o PIBID retornou às atividades no Colégio Estadual Mestre Paulo dos Anjos. E a segunda atividade planejada pela equipe ocorreu no dia 06/08 e foi aplicada na turma do 3ºNA e 3ºNB. Como o tema da unidade é o do trabalho, as duplas decidiram que o recorte do tema seria sobre as relações de trabalho no ambiente doméstico.
Com efeito, o início dela ocorreu na semana anterior. O professor Thiago Neri passou para os estudantes em sala a reportagem veiculada no Portal G1, que mostrava o impasse entre o sindicato das babás e donas de casa de alto padrão em São Paulo[1]. As turmas leram o texto em sala e discutiram com o professor sobre o assunto e possibilitando assim um contato prévio com o tema que culminaria com a atividade seguinte.
Primeiramente, o 3ºNB se deslocou para o auditório, onde já esperávamos pela turma. A proposta era iniciar a atividade exibindo um trecho pré-selecionado de um episódio da minissérie Suburbia[2]. Porém enquanto os alunos assistiam, fomos informados que o auditório já estava reservado para outra professora, mesmo o professor Thiago tendo avisado previamente à coordenação. Então tivemos que nos deslocar ao final do vídeo, para a sala de aula e demos continuidade à atividade.
Lá pedimos aos estudantes que se dividissem em grupos e realizassem a seguinte tarefa: a partir do texto lido, do conteúdo já apresentado ao longo da unidade e do vídeo assistido, eles deveriam iniciar uma discussão sobre o tema se baseando em um roteiro de perguntas previamente formuladas pelo professor Thiago. Após um tempo de discussão, tanto o professor Thiago quanto a dupla de bolsistas Miguel e George fizeram perguntas baseadas no tema aos grupos.
Apesar de poucos alunos terem feito poucas intervenções, as mesmas tiveram muita profundidade no tema discutido. Muitos deles narraram conhecer pessoas que passaram pela mesma situação que a da menina do vídeo, ao mesmo tempo em que descreveram diversas palavras e conceitos relacionados ao tema. E quando a atividade já caminhava ao fim e o número de estudantes que participaram da discussão, a mesma teve que ser encerrada devido ao tempo de aula esgotado.
Mesmo o tempo tendo atuado novamente como o grande “vilão” da atividade, o que se pode destacar como positivo foi a colaboração da turma com atividade. Aqueles que optaram por não falar ou expor a opinião, assim mesmo participaram de todo o processo e discutiram em grupo. Alguns inclusive lamentaram que a atividade tivesse chegado ao fim. Pelo que foi visto até aqui, a parceria entre o PIBID e o Colégio Mestre Paulo dos Anjos tem tudo para ser de muito sucesso.

P.S: segue abaixo os links da reportagem e do episódio utilizados na atividade.