4 de dez. de 2013

Postado por PIBID Sociologia UFBA
| quarta-feira, dezembro 04, 2013

Na sexta-feira, 09/ 11, os bolsistas Miguel e Soraia encerraram as atividades da  terceira unidade, no Colégio David Mendes, com as turmas do terceiro ano.  A atividade titulada “Ética e política: os fins justificam os meios?” pretendeu problematizar a questão da ética na política, sua validade e os limites para o alcance dos fins desejados na política. 



Num primeiro momento, houve uma breve explanação sobre os conceitos de ética, política e responsabilidade, conceitos esses trazidos pela perspectiva de Nicolau Maquiavel e Max Weber. Em seguida foram exibidos alguns trechos do filme Animal Farm (1954), o qual os estudantes identificaram em que medida os acontecimentos do filme refletiam e se relacionavam com o tema proposto em sala. Após isso, eles expressaram suas opiniões sobre como e de que forma poderia haver ética na política, em que medida a política deveria levar em conta valores pessoais, religiosos, morais, etc. a partir do questionamento: para conseguir seus objetivos, sejam eles quais forem, vale tudo?

 

No geral, a atividade foi boa, todavia em algumas turmas a falta de tempo, por diversos motivos, implicou numa redução da participação dos estudantes na etapa final.