4 de dez. de 2013

Postado por PIBID Sociologia UFBA
| quarta-feira, dezembro 04, 2013
A segunda atividade do Pibid de Sociologia da UFBA, no ciclo 2013.2, no Colégio Estadual Odorico Tavares, aconteceu nos dias 24, 25 e 29 de Outubro de 2013, com os bolsistas Rômulo Iago, Nailton, Zósimo, Deise e Fabiane sob a supervisão do professor Cícero Muniz. As intervenções foram realizadas nas turmas 3m3, 3m7,3m1 e 3m2 com o tema ”Sistema Político Brasileiro: O que é, como funciona e suas instituições”.
A Atividade teve como objetivo dialogar com os estudantes a organização politica no Brasil, o papel dos três poderes, quantos e quais são os seus representantes, qual a função deles e quais as instituições que exercem influencia para que essas funções sejam cumpridas. A Atividade foi pensada para ser apresentada através de slides e videos, entretanto não conseguimos o recurso no colégio, o que fez com que a atividade fosse realizada de maneiras diferentes pelas duplas de bolsistas.



Nas turmas 3m3 e 3m7, com os bolsistas Fabiane Cerqueira e Rômulo Iago Santos, a atividade foi iniciada com dois jogos populares, forca e jogo da velha, para que todos os alunos tentassem participar e ganhar. Após a realização dos jogos, fizemos a relação do interesse pela participação com o conhecimento das regras e questionamos se os estudantes sabiam como funcionava o sistema político brasileiro. Desse ponto partimos para explicar o sistema político brasileiro explicando o que significa república, presidencialismo e federalismo. Sem deixar de falar da tripartição dos poderes (tendo Montesquieu como marco teórico).
Nas turmas 3m1 e 3m2, com a bolsista Deise, a atividade foi uma aula expositiva com debates. No conteúdo da atividade destacou-se a organização politica no Brasil, o papel dos três poderes, quantos são, quem são e o que fazem? dos Partidos Políticos e do voto, enquanto o instrumento que possibilita a população entregar  de forma  temporária o poder. Alguns estudantes demonstraram um certo conhecimento acerca dos poderes no Brasil, mas no geral observou-se uma confusão e desconhecimento, o que é preocupante em uma democracia que se pretende consolidada, todos apresentaram uma total não identificação com os partidos políticos, o que nos faz refletir sobre a dificuldade de consolidação dos partidos enquanto formador de identidade no Brasil.



Mesmo com todas as adversidades, consideramos que a atividade conseguiu cumprir seu objetivo de explicar aos estudantes como funciona o sistema político brasileiro e quais as representações e instituições do mesmo. A recepção dos estudantes com o tema foi boa, é importante que a escola possibilite ao estudante este tipo de conhecimento que mais do que sociológico é direito do cidadão.