A segunda atividade do Pibid
de Sociologia da UFBA, no ciclo 2013.2, no Colégio Estadual Odorico Tavares,
aconteceu nos dias 24, 25 e 29 de Outubro de 2013, com os bolsistas Rômulo
Iago, Nailton, Zósimo, Deise e Fabiane sob a supervisão do professor Cícero
Muniz. As intervenções foram realizadas nas turmas 3m3, 3m7,3m1 e 3m2 com
o tema ”Sistema Político Brasileiro: O que é, como funciona e suas instituições”.
A Atividade teve como
objetivo dialogar com os estudantes a organização politica no Brasil, o papel
dos três poderes, quantos e quais são os seus representantes, qual a função
deles e quais as instituições que exercem influencia para que essas funções
sejam cumpridas. A Atividade foi pensada para ser apresentada através de slides
e videos, entretanto não conseguimos o recurso no colégio, o que fez com
que a atividade fosse realizada de maneiras diferentes pelas duplas de
bolsistas.
Nas turmas 3m3 e 3m7, com os
bolsistas Fabiane Cerqueira e Rômulo Iago Santos, a atividade foi iniciada com
dois jogos populares, forca e jogo da velha, para que todos os alunos tentassem
participar e ganhar. Após a realização dos jogos, fizemos a relação do
interesse pela participação com o conhecimento das regras e questionamos se os
estudantes sabiam como funcionava o sistema político brasileiro. Desse ponto
partimos para explicar o sistema político brasileiro explicando o que significa
república, presidencialismo e federalismo. Sem deixar de falar da tripartição
dos poderes (tendo Montesquieu como marco teórico).
Nas turmas 3m1 e 3m2, com a
bolsista Deise, a atividade foi uma aula expositiva com debates. No conteúdo da
atividade destacou-se a organização politica no Brasil, o papel dos três
poderes, quantos são, quem são e o que fazem? dos
Partidos Políticos e do voto, enquanto o instrumento que possibilita
a população entregar de forma temporária o poder. Alguns
estudantes demonstraram um certo conhecimento acerca dos poderes no Brasil, mas
no geral observou-se uma confusão e desconhecimento, o que é preocupante em uma
democracia que se pretende consolidada, todos apresentaram uma total não identificação com os partidos políticos, o que nos faz refletir sobre a dificuldade de
consolidação dos partidos enquanto formador de identidade no Brasil.
Mesmo com todas as
adversidades, consideramos que a atividade conseguiu cumprir seu objetivo de
explicar aos estudantes como funciona o sistema político brasileiro e quais as
representações e instituições do mesmo. A recepção dos estudantes com o tema
foi boa, é importante que a escola possibilite ao estudante este tipo de
conhecimento que mais do que sociológico é direito do cidadão.