A manhã desta terça-feira,
03/12/2013, foi agitada para os alunos do Colégio Estadual Thales de Azevedo,
localizado em Costa Azul,
na orla da capital baiana. As aulas de Sociologia foram esquentadas por
calorosas discussões sobre o conceito de “Gênero” a partir da intervenção dos
bolsistas Jacqueline, Juliana e Saul, integrantes do PIBID- Sociologia da Universidade
Federal da Bahia. A exibição do vídeo “Acorda Raimundo... Acorda!”, com duração
de 16 min, dirigido por Alfredo Alves, baseado na rádionovela de José Ignácio
Lopes e com participações dos atores Paulo Beti, Eliane Giardini e José Mayer apresentou
a inversão dos papéis entre os “sexos” através da história de Marta e Raimundo,
uma família operária que vive no cotidiano uma realidade em que as noções de “masculinidade”
e “feminilidade” são postas em xeque.
Além da mostra do filme, os
alunos, agrupados em equipe, apresentaram letras de músicas de Pagode e Funk
nas quais as mulheres são associadas às imagens animalescas, de submissão e
concebidas como objetos sexuais. “A mulher vista como sinônimo de procriação é
resultado de uma imagem construída socialmente. O ato sexual é dotado de uma
série de significados”, explicou a professora Lílian Aquino.
Segundo ela, existe um processo
de construção social permeado por relações de poder e as aulas de Sociologia
servem para desconstruir alguns padrões socialmente aceitos. “Os comportamentos
não são inatos, eles são adquiridos, modificados e ressignificados. A sociedade
atribui os lugares que as mulheres devem ocupar. A ideologia é perversa! As
pessoas não conseguem ter uma autocrítica em relação à realidade”, declarou a Socióloga.
Lílian Aquino citou o Projeto de
lei nº 19.237/2011 conhecido como “Antibaixaria”, de autoria da deputada Luiza Maia (PT), no qual proíbe o poder público de financiar bandas cujas
músicas desvalorizem, incentivem a violência ou exponham as mulheres à situação
de constrangimento. “As mulheres precisam reivindicar seus direitos, assumir
uma postura política e afirmar suas identidades”, enfatizou.
Os
bolsistas do PIBID exibiram slides com os conceitos de “gênero”, “sexo” e “orientação
sexual’, e os alunos do Colégio Thales de Azevedo tiveram a oportunidade de
discutir sobre os anseios, questionamentos e dúvidas que rondam o universo “masculino”
e “feminino” no país.