9 de dez. de 2013

Postado por PIBID Sociologia UFBA
| segunda-feira, dezembro 09, 2013
A manhã desta terça-feira, 03/12/2013, foi agitada para os alunos do Colégio Estadual Thales de Azevedo, localizado em Costa Azul, na orla da capital baiana. As aulas de Sociologia foram esquentadas por calorosas discussões sobre o conceito de “Gênero” a partir da intervenção dos bolsistas Jacqueline, Juliana e Saul, integrantes do PIBID- Sociologia da Universidade Federal da Bahia. A exibição do vídeo “Acorda Raimundo... Acorda!”, com duração de 16 min, dirigido por Alfredo Alves, baseado na rádionovela de José Ignácio Lopes e com participações dos atores Paulo Beti, Eliane Giardini e José Mayer apresentou a inversão dos papéis entre os “sexos” através da história de Marta e Raimundo, uma família operária que vive no cotidiano uma realidade em que as noções de “masculinidade” e “feminilidade” são postas em xeque.

Além da mostra do filme, os alunos, agrupados em equipe, apresentaram letras de músicas de Pagode e Funk nas quais as mulheres são associadas às imagens animalescas, de submissão e concebidas como objetos sexuais. “A mulher vista como sinônimo de procriação é resultado de uma imagem construída socialmente. O ato sexual é dotado de uma série de significados”, explicou a professora Lílian Aquino.


Segundo ela, existe um processo de construção social permeado por relações de poder e as aulas de Sociologia servem para desconstruir alguns padrões socialmente aceitos. “Os comportamentos não são inatos, eles são adquiridos, modificados e ressignificados. A sociedade atribui os lugares que as mulheres devem ocupar. A ideologia é perversa! As pessoas não conseguem ter uma autocrítica em relação à realidade”, declarou a Socióloga.

Lílian Aquino citou o Projeto de lei nº 19.237/2011 conhecido como “Antibaixaria”, de autoria da deputada Luiza Maia (PT), no qual proíbe o poder público de financiar bandas cujas músicas desvalorizem, incentivem a violência ou exponham as mulheres à situação de constrangimento. “As mulheres precisam reivindicar seus direitos, assumir uma postura política e afirmar suas identidades”, enfatizou. 



Os bolsistas do PIBID exibiram slides com os conceitos de “gênero”, “sexo” e “orientação sexual’, e os alunos do Colégio Thales de Azevedo tiveram a oportunidade de discutir sobre os anseios, questionamentos e dúvidas que rondam o universo “masculino” e “feminino” no país.