29 de out. de 2013

Postado por PIBID Sociologia UFBA
| terça-feira, outubro 29, 2013
Chega ao fim mais um ciclo de atividades do PIBID no colégio ICEIA, mas apesar do seu fim, é possível dizer que muita coisa boa permanecerá. A última atividade da segunda unidade, que teve como tema “Max Weber x Karl Marx na concepção de Estado”, ocorreu no dia 04/09/2013 e, mesmo com um número reduzido de alunos na sala, teve resultados satisfatórios. 


Tendo como base a atividade anterior realizada por nós falando sobre Max Weber e seus principais conceitos teóricos, bem como as aulas ministradas pela professora Natália Figueroa, os alunos da turma do 3º ano responderam uma atividade, enviada previamente pelos bolsistas, sobre o conceito de Marx sobre Estado, o que serviu de base para a atividade. Novamente trabalhamos com a dinâmica de associar as ideias do autor a tirinhas contemporâneas. Voltamos a utilizar as tirinhas da famosa página do facebook intitulada “Bode Gaiato” e usamos algumas da Mafalda para ilustrar a explicação teórica. Os estudantes fizeram inúmeras ligações do conceito de Marx e a realidade vivida por eles, e por fim, fizemos um “UFC Sociológico” que foi um quadro comparativo com as principais ideias de Marx, apresentadas nessa atividade, e de Weber, apresentadas na atividade anterior. Estava previsto a exibição do filme Animal Farm, onde alunos deveriam identificar em cenas previamente selecionadas, onde eles poderiam encontrar no “caso empírico”, ações que pudessem ser relacionadas tanto com os conceitos de Weber, quanto de Marx. Porém devido ao curto tempo de aula que tivemos (a turma estava fazendo teste na aula anterior a nossa), acabamos apenas recomendando que vissem em casa e discutissem com a professora.

Como o melhor sempre fica para o final, os últimos minutos serviram para que a turma desse um feedback sobre o que acharam das atividades, dos bolsistas e até mesmo o que pensavam sobre a utilidade da sociologia enquanto disciplina. Apesar de desde o primeiro momento em que começamos a trabalhar com essa turma, aprendemos muito com eles. Uma característica peculiar da turma era que sempre faziam perguntas que até mesmo nós estudantes de ciências sociais, ainda não tínhamos feito, o que acabava nos obrigando a refletir não só sobre o assunto, mas qual o verdadeiro papel do cientista social dentro da sala de aula, como também fora dela. Cada momento, cada minuto que estivemos no ICEIA e especialmente com essa turma nos enriqueceu imensamente. Fomos para o colégio dar aula, mas eles que nos ensinaram lições preciosas. 


Nós (Miguel Pereira e Rômulo Iago Santos) que ficamos até o fim da segunda unidade, realizando atividades ao longo de quase três meses, agradecemos imensamente pela oportunidade – porque não privilegio? – de trabalhar com a turma do 3º ano, quanto com a professora Natália Figueroa. Desejamos um até logo ao ICEIA e a professora Natália e como não somos professores maus, desejamos a turma sucesso em suas vidas, que concluam o ensino médio e que encontremos pelos campi da UFBa, ou até, quem sabe, em São Lázaro.