29 de out. de 2013

Postado por PIBID Sociologia UFBA
| terça-feira, outubro 29, 2013
As primeiras atividades do Pibid de Sociologia da UFBA no ciclo 2013.2 no Colégio Estadual Odorico Tavares aconteceram nos dias 10 e 11 de Outubro de 2013 com os bolsistas Rômulo Iago, Nailton, Zósimo, Deise e Fabiane sob a supervisão do professor Cícero Muniz. As intervenções foram realizadas nas turmas 3m3, 3m7,3m1 e 3m2 com o tema ”Cidadania e Movimentos Sociais: Discutindo os atuais movimentos de rua ao redor do mundo”.





A Atividade teve como objetivo dialogar com os estudantes sobre o conceito de Movimento Social, ação coletiva em torno de uma luta comum, e Cidadania nas Ciências Sociais e sobre os recentes movimentos sociais no mundo e no Brasil: Primavera Árabe, Occupy Wall Street e as Manifestações de Junho. Inicialmente questionaríamos os estudantes sobre a compreensão destes acerca dos movimentos, para em seguida explicarmos o contexto, pautas e as principais características deles relacionando com a busca pela cidadania. Para finalizar, iríamos propor aos estudantes que elaborassem cartazes como um instrumento de reivindicação contra o que eles pensassem que deveria ser melhorado na escola deles.  Usaríamos slides e vídeos para ilustrar e dinamizar as nossas explicações.

Porém, o processo foi diferente do projeto. Tivemos dificuldades de usar o material coletado para a atividade (vídeos e slides) devido a falta de equipamentos na escola e encontramos problemas devido a forte chuva que teve na cidade, principalmente no dia 10/10. Quase a intervenção foi cancelada por que tivemos pouquíssimos alunos na sala de aula. Fomos obrigados a juntar as turmas e ainda chamar alunos de outras classes para compor um pequeno grupo de estudantes e fazer a atividade. No dia 11/10 já tivemos mais facilidade para usar os slides e vídeos, e os problemas devido a chuva foram menores. Mas o pouco tempo de aula foi prejudicial para conseguirmos fazer a atividade completa, sendo que em uma das turmas não conseguimos trabalhar os vídeos e em outra não conseguimos fazer a última parte da intervenção.



Mesmo com todas as adversidades, consideramos que a atividade conseguiu ser bem realizada possibilitando um rico debate acerca de um tema atual que envolve participação política e cidadania, abordando acontecimentos do Oriente Médio, EUA, e Brasil. Esses conhecimentos são cada vez mais pertinentes para que o jovem possa compreender a realidade social mais próxima e a mais distante.