8 de nov. de 2016

Postado por PIBID Sociologia UFBA
| terça-feira, novembro 08, 2016


Na última semana de agosto, a equipe do PIBID- Sociologia retornou as atividades no Colégio Estadual Mário Augusto Teixeira de Freitas, localizado no Centro da cidade, retomando com as atividades da segunda metade do ano letivo. A atividade proposta que tratou dos “Movimentos Feministas”, compõe parte do conteúdo programático da unidade e propôs reflexão sobre considerações gerais e especificidades de movimentos sociais. A atividade em questão foi realizada na turma ministrada pelo professor Wagner Carvalho, da disciplina Sociologia, destinada às turmas do 3º ano do ensino médio. A proposta da atividade também dá continuidade à construção de conhecimento pertinente ao tema, que é amplo em suas vertentes e considerável, quando tratamos de equidade de gênero e de conquistas de direitos das minorias e dos movimentos sociais.

A organização da atividade consiste em duas etapas. Como foi feita? Primeiramente, apresentamos o vídeo cujo título é "Porque você precisa do Feminismo?", o curta-metragem relata as conquistas do movimento feminista ao longo da história; a segunda etapa constituiu-se pela instigação ao debate, solicitando que os estudantes se pronunciassem sobre as suas primeiras impressões, quando pensavam na palavra Feminismo, e a partir disto fomos norteando o debate, de acordo com as experiências apresentadas pelos estudantes, procurando desconstruir em conjunto, com pré-noções baseadas na opressão de gênero e mostrando as principais vertentes existentes no movimento.

Na turma do 3º ano C, nem todos os alunos da turma estavam presentes, devido ao fato de ser o primeiro horário do turno vespertino, mas nem por isso a atividade deixou de ser proveitosa, pois os estudantes demonstraram grande entusiasmo com a apresentação da atividade, prestando bastante atenção ao vídeo e mostrando-se ativos para participarem. A intervenção começou com alguns minutos de atraso por causa de pequenos problemas de som, que foram logo resolvidos; inicialmente, apresentamos a atividade para todos e, após a exibição do curta-metragem, registramos no quadro palavras ou frases ditadas pelos estudantes sobre suas noções de feminismo, e também anotamos na lousa, a frase “We Can Do IT” (Nós podemos fazer isso!),  destacando um ícone da campanha publicitária do movimento feminista, que pretende simbolizar a força da mulher e do feminismo. Abordamos nesta turma, questões referentes à importância do movimento feminista na luta pelos direitos das mulheres na sociedade, relatando os diversos impactos do machismo na vida destas, mostrando as principais pautas das vertentes presentes no movimento, como por exemplo: feminismo negro e o radical - desconstruindo, através da reflexão, algumas visões estereotipadas apresentadas em sala de aula, como exemplos: a noção de que “o feminismo é o oposto do machismo” e a noção de “falta de necessidade de criação lei específica contra a violência à mulher”. A duração real foi estimada em 40 minutos, mas conseguimos administrar bem o rendimento da atividade, deixando espaço para que todos os estudantes participassem.