30 de nov. de 2016

Postado por PIBID Sociologia UFBA
| quarta-feira, novembro 30, 2016
    No dia 03/11/2016, no Colégio Estadual Padre Palmeira, foi aplicado um aulão do Enem pelos bolsistas do Pibid, supervisionados pela coordenadora Deise Queiroz. Tal atividade teve como intuito a explanação de um melhor entendimento a respeito de como as questões de Ciências Humanas são postas no Exame, assim, tratando sobre técnicas e métodos para responder tais questões – tendo como norteadora do processo questões relacionadas a matéria de sociologia.

      Com o intuito da execução da atividade, foram tidas duas etapas: a primeira tratando do momento de elaboração, enquanto que a segunda se refere a aplicação da atividade em si.

      O primeiro momento se deu na perspectiva de coleta das questões para serem trabalhas em sala de aula, com alunos/alunas do terceiro ano, possuindo como base os Exames de 2008 a 2015, dessa forma, cada bolsista estando responsável por um ano, devendo coletar quatro questões – as quais ele/ela seria responsável por destrinchá-las, as respondendo na atividade no Padre Palmeira. Ademais, o momento da elaboração contou com reuniões para serem delimitadas a data que seria feita tal atividade e a respeito de como a atividade seria feita – essa reunião tendo como presentes a coordenadora Deise Queiroz e os/as bolsistas.

    O segundo momento, o qual se refere propriamente à atividade no colégio, contou com uma presença considerável de estudantes, com uma dinâmica em que intercalava com duplas e trios a explanação das questões. Desse modo, questões de sociologia do Enem foram destrinchadas, buscando apontar para: a importância da interpretação do texto, localização de pontos principais no texto da questão, se atentar à o que a pergunta solicita e aos componentes presentes nela e compreender o tema principal da questão, além de serem dadas dicas a respeito de como devem se posicionar e agir perante toda a prova do Enem, sendo necessário calma, atenção, responsabilidade para com horário e documentos e nutrição em meio à prova. Em paralelo e isso, buscando implicar uma dinamicidade à atividade, foram dadas cinco placas a cada estudante presente – elaboradas com papel ofício e hidrocor – nas quais continha a letras a, b, c, d, e com cores diferentes, para que, assim, no momento da resolução das questões, eles/elas pudessem se posicionar perante às respostas de forma lúdica.