No dia 03/11/2016, no Colégio Estadual
Padre Palmeira, foi aplicado um aulão do Enem pelos bolsistas do Pibid,
supervisionados pela coordenadora Deise Queiroz. Tal atividade teve como
intuito a explanação de um melhor entendimento a respeito de como as questões
de Ciências Humanas são postas no Exame, assim, tratando sobre técnicas e
métodos para responder tais questões – tendo como norteadora do processo
questões relacionadas a matéria de sociologia.
Com o intuito da execução da atividade,
foram tidas duas etapas: a primeira tratando do momento de elaboração, enquanto
que a segunda se refere a aplicação da atividade em si.
O primeiro momento se deu na perspectiva
de coleta das questões para serem trabalhas em sala de aula, com alunos/alunas
do terceiro ano, possuindo como base os Exames de 2008 a 2015, dessa forma,
cada bolsista estando responsável por um ano, devendo coletar quatro questões –
as quais ele/ela seria responsável por destrinchá-las, as respondendo na
atividade no Padre Palmeira. Ademais, o momento da elaboração contou com
reuniões para serem delimitadas a data que seria feita tal atividade e a
respeito de como a atividade seria feita – essa reunião tendo como presentes a
coordenadora Deise Queiroz e os/as bolsistas.
O segundo momento, o qual se refere
propriamente à atividade no colégio, contou com uma presença considerável de
estudantes, com uma dinâmica em que intercalava com duplas e trios a explanação
das questões. Desse modo, questões de sociologia do Enem foram destrinchadas,
buscando apontar para: a importância da interpretação do texto, localização de
pontos principais no texto da questão, se atentar à o que a pergunta solicita e
aos componentes presentes nela e compreender o tema principal da questão, além
de serem dadas dicas a respeito de como devem se posicionar e agir perante toda
a prova do Enem, sendo necessário calma, atenção, responsabilidade para com
horário e documentos e nutrição em meio à prova. Em paralelo e isso, buscando
implicar uma dinamicidade à atividade, foram dadas cinco placas a cada
estudante presente – elaboradas com papel ofício e hidrocor – nas quais
continha a letras a, b, c, d, e com cores diferentes, para que, assim, no
momento da resolução das questões, eles/elas pudessem se posicionar perante às
respostas de forma lúdica.