12 de nov. de 2015

Postado por PIBID Sociologia UFBA
| quinta-feira, novembro 12, 2015
Por Mariana Bittencourt


A interdisciplinaridade é uma temática presente na Educação contemporânea, bem como a retomada do ensino da Sociologia no Ensino Médio. Pensando em tais reflexões achou-se pertinente a utilização da Arte-Educação como ferramenta de interpretação da realidade social e portanto, para o desenvolvimento dos conteúdos da Sociologia no segundo ano do Ensino Médio, que traz no seu bojo a temática.

Desse modo se apresentou através da linguagem teatral, onde se utilizou a prática do Teatro do Oprimido,

  formas teatrais que pudessem ser úteis para oprimidos e oprimidas, criando condições para ultrapassarem o papel de consumidores de bens culturais e assumirem a condição de produtores de cultura e de conhecimento. Para tanto, sistematizou o Teatro do Oprimido, que poderia ser chamado de Teatro do Diálogo que, partindo da encenação de uma situação real, estimula a troca de experiências entre atores e espectadores, através da intervenção direta na ação teatral, visando à análise e a compreensão da estrutura representada e a busca de meios concretos para ações efetivas que levem à transformação daquela realidade”. (BOAL,1991)

Desse modo , enquanto arte-educadora e supervisora do PIBID do Colégio Estadual Duque de Caxias estruturei uma oficina de teatro do oprimido na qual os bolsistas que lá desenvolvem o programa pudessem exercer uma reflexão sobre as praticas desenvolvidas por Augusto Boal e as relações com a temática no plano de ação desenvolvido. Conjuntamente com a vivência estética elaborada por Boal na obra Jogos teatrais para atores e não atores. Sendo esta obra um importante sistema de exercícios, jogos e técnicas que permitem a identificação da realidade e a sua interpretação, para uma reflexão critica na qual sirva como um veículo de transformação social.

Posto que, os exercícios teatrais e a relação com a temática sociológica permitem a criação de uma consciência da realidade como muitas vezes nos indica a pedagogia libertadora de Paulo Freire, onde se abandone “o depósito de conteúdos, mas permita a problematização dos homens em sua relação com o mundo” ( FREIRE, 2014). Há uma perspectiva pedagógica onde os educandos de fato possam se colocar em pé de igualdade com o educador. Havendo espaço para as vozes destes primeiros que na metodologia tradicional sempre é anulada.


Desse modo foi desenvolvida uma oficina teatral onde de modo prático os bolsistas tiveram acesso aos princípios introdutórios para condução de uma prática teatral e ao recorte do teatro do oprimido se utilizando de dois jogos básicos: o teatro imagem e o teatro fórum. Fazendo com que as desigualdades sociais enquanto temática geradora da disciplina de Sociologia. Preparando educandos para uma vida cidadã baseada nos princípios da liberdade e da autonomia.



Referências:

BOAL, Augusto. Jogos teatrais para atores e não atores. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2008.
_____________. Teatro do Oprimido e outras poéticas politicas. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1991.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e terra, 2014.