1 de out. de 2015

Postado por PIBID Sociologia UFBA
| quinta-feira, outubro 01, 2015
   Na última terça- feira, 22 de setembro, os bolsistas do turno vespertino tiveram o primeiro encontro com a turma do 2ºano D. Foi um momento de muita descontração, sentamos todos em círculo, e fizemos uma breve apresentação do PIBID para os estudantes. Depois cada um foi se apresentando, a turma falou sobre gostos pessoais, e cursos nos quais pretendem ingressar, futuramente, na faculdade; assim os estudantes puderam saber um pouco mais a respeito dos bolsistas e vice- versa. Lanchamos juntos, e durante esse período alguns alunos aproveitaram para tirar dúvidas sobre os cursos de graduação oferecidos pela Ufba.
       Utilizamos a metodologia da roda de conversa pela percepção de que “a roda tem como principal característica a abertura para o novo, promovendo o encontro e a integração igualitária de todos os participantes” (OSTETTO, 2009).


       A supervisora, Deise, fez a mediação desse processo de aproximação, e ressaltou, para a turma, as trajetórias de cada um dos bolsistas, afirmando que a maioria destes veio do ensino público básico, e que nem por isso deixaram de conseguir ingressar em uma universidade pública, apesar das dificuldades. É válido ressaltar que os estudantes foram bastante receptivos, e que este foi um momento ímpar, pois foi o primeiro passo dado em direção a uma construção de um relacionamento de trocas. A turma é relativamente pequena, com a faixa etária entre 16 e 21 anos, o que proporciona um maior vínculo entre eles.



   Em suma, a atividade nos deixou bastante empolgados com a recepção dos estudantes ao PIBID, e nos sugere permanecer com a proposta da utilização do círculo, pois
“mais do que fazer a roda e chamar para o encontro, por si só já uma ação carregada de simbolismo, entra em jogo o exercício de uma atitude e um pensamento circulares. Pensar circularmente significaria não pensar em linha reta, na afirmação da verdade, da única voz, do conhecimento absoluto. Significaria abrir-se ao diálogo, ao acolhimento da dúvida e da diversidade, à construção de múltiplos enredos afirmados no encontro das singularidades de crianças e adultos, de alunos e professores. Não uma técnica, procedimento metodológico, mas um modo de agir, de ser, de acolher”(OSTETTO, 2009).


        É fundamental reafirmar, além do compromisso com a preparação dos estudantes para o ensino superior, a importância do diálogo e do processo de aprendizagem mútua entre os estudantes e o professor, e nesse caso, também os bolsistas do PIBID. Com a participação da turma do 2ºD nas atividades do PIBID teremos a oportunidade de trabalhar com o tema: Estado, participação política e democracia, ampliando dessa forma, a experiência do PIBID nessa escola.

Referências:

OSTETTO, Luciana Esmeralda. Na dança e na educação: o círculo como princípio. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 35, n. 1, p. 165-176, jan./abr. 2009.