19 de ago. de 2014

Postado por PIBID Sociologia UFBA
| terça-feira, agosto 19, 2014
Fruto de um plano de sequência didática, a intervenção  foi realizada no dia 07 de Agosto de 2014 no Colégio Estadual Mestre Paulo dos Anjos,com os bolsistas Priscila Menezes e  Zozimo Ferreira, essa primeira parte do  plano de ação   teve como abordagem geral : “ Trabalho análogo ao escravo” onde o  ponto de partida foi  o caso das “ Empregadas domésticas”.
A aula foi realizada no auditório, isso facilitou a atividade já que questões como acústica e espaço estavam propícios, já as questões relacionadas a acessibilidade ao bairro continuamos a enfrentar problemas com o trânsito. Por se tratar do turno noturno enfrentamos o horário de pico nos engarrafamentos, outra questão é o pouco tempo para a intervenção ainda sofre o agravante  por se tratar dos ultimos horários onde tudo que os alunos querem é ir pra casa, apesar disso tivemos a participação de 22 alunos na atividade.


De modo geral, obtivemos êxito em nossa abordagem já que todos de forma integral ou parcial participaram se envolveram e problematizaram em relação ao tema.  A atividade foi subdividida em quatro partes:

  1. Leitura do texto: A Crise das babás , que foi distribuído uma semana antes pelo professor Thiago Neri, fazendo a leitura e o discussão do texto. http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2012/05/na-caca-babas-maes-de-sp-usam-psicologa-head-hunter-e-facebook.html


  1. Exibição do recote de um vídeo de uma serie de TV, “Suburbia”, no contexto da história a jovem  “Conceição” tinha acabado de fugir de uma casa de  acolhimento ao menor do Rio de Janeiro, e após se esconder atrás de um caro foi atropelada por uma postulante ao doutorado da UFRJ, que logo presta socorro a menor e no fim do tratamento leva a mesma a sua residência para se recuperar.  Contudo ao decorrer do tempo a jovem foi ficando na casa, cuidando dos dois filhos da doutoranda em troca de moradia e comida, contudo a mesma não tinha noção da exploração que ali estava sofrendo. Como agravante após o termino da sua tese de doutorado a sua patroa foi viajar com seus filhos e deu folga a jovem Conceição no fim de semana mais com a condição que a jovem retornasse na segunda feira para fazer uma faxina no apartamento, no retorno da jovem  no dia marcado a mesma acreditava que não iria encontrar ninguém, entretanto o namorado da sua patroa resolveu não viajar e aproveitou da situação para abusar sexualmente da jovem Conceição e no fim da história fazendo com que a jovem fosse demitida posta para fora da casa sem direito nenhum, pois a mesma não tinha carteira assinada e não recebia salário. http://gshow.globo.com/programas/suburbia/


  1.  Dividimos a turma em quatro grupos, em seguida distribuímos um roteiro com perguntas para dar uma melhor condução ao debate. Com as seguintes perguntas:
- O que eles acharam do vídeo?
- Se eles conheciam alguma pessoa ou ate mesmo eles passaram por uma situação próxima a do vídeo?
- Fazendo um paralelo com o texto trabalhado em sala aquilo que foi mostrado no vídeo era um tipo de exploração?
- Se os personagens do vídeo tinham consciência dos seus papeis de explorador e explorado, que para a empregadora ele estava ajudando a menina de rua dando casa e comida em troca de uma ajudinha em casa.


  1. Após cerca de 5 minutos de discussão, abrimos o debate, diversas questões foram surgindo entre elas como: variáveis econômicas, raciais, exploração, dominação e o fator educacional.


O que podemos concluir é que o tema trabalho nos dá distintas dimensões para ser trabalhada em sala de aula e que a questão do Trabalho análogo ao escravo, como foi colocado por um aluno aparece como um” tipo de escravidão moderna”, sendo esta  uma variável importante, sendo  que a exploração apresentada no vídeo não ocorre nos dias de hoje por conta da rápida circulação das informações e a busca por melhores oportunidades pelos empregados domésticos.


Outra questão importante é a nossa estabilidade enquanto Programa Institucional na Escola, onde estamos nos organizando melhor, tendo periodicidade nas reuniões. Enquanto grupo CEMPA estamos muito coesos, passamos a elaborar nossos registros fotográficos, a relação professor-bolsistas-alunos está cada vez melhor. Esperamos que os desafios que estão por vir sejam superados com êxito e competência.

Postado por PIBID Sociologia UFBA
| terça-feira, agosto 19, 2014
  
Foi com um sentimento de satisfação que o PIBID retornou às atividades no Colégio Estadual Mestre Paulo dos Anjos. E a segunda atividade planejada pela equipe ocorreu no dia 06/08 e foi aplicada na turma do 3ºNA e 3ºNB. Como o tema da unidade é o do trabalho, as duplas decidiram que o recorte do tema seria sobre as relações de trabalho no ambiente doméstico.
Com efeito, o início dela ocorreu na semana anterior. O professor Thiago Neri passou para os estudantes em sala a reportagem veiculada no Portal G1, que mostrava o impasse entre o sindicato das babás e donas de casa de alto padrão em São Paulo[1]. As turmas leram o texto em sala e discutiram com o professor sobre o assunto e possibilitando assim um contato prévio com o tema que culminaria com a atividade seguinte.
Primeiramente, o 3ºNB se deslocou para o auditório, onde já esperávamos pela turma. A proposta era iniciar a atividade exibindo um trecho pré-selecionado de um episódio da minissérie Suburbia[2]. Porém enquanto os alunos assistiam, fomos informados que o auditório já estava reservado para outra professora, mesmo o professor Thiago tendo avisado previamente à coordenação. Então tivemos que nos deslocar ao final do vídeo, para a sala de aula e demos continuidade à atividade.
Lá pedimos aos estudantes que se dividissem em grupos e realizassem a seguinte tarefa: a partir do texto lido, do conteúdo já apresentado ao longo da unidade e do vídeo assistido, eles deveriam iniciar uma discussão sobre o tema se baseando em um roteiro de perguntas previamente formuladas pelo professor Thiago. Após um tempo de discussão, tanto o professor Thiago quanto a dupla de bolsistas Miguel e George fizeram perguntas baseadas no tema aos grupos.
Apesar de poucos alunos terem feito poucas intervenções, as mesmas tiveram muita profundidade no tema discutido. Muitos deles narraram conhecer pessoas que passaram pela mesma situação que a da menina do vídeo, ao mesmo tempo em que descreveram diversas palavras e conceitos relacionados ao tema. E quando a atividade já caminhava ao fim e o número de estudantes que participaram da discussão, a mesma teve que ser encerrada devido ao tempo de aula esgotado.
Mesmo o tempo tendo atuado novamente como o grande “vilão” da atividade, o que se pode destacar como positivo foi a colaboração da turma com atividade. Aqueles que optaram por não falar ou expor a opinião, assim mesmo participaram de todo o processo e discutiram em grupo. Alguns inclusive lamentaram que a atividade tivesse chegado ao fim. Pelo que foi visto até aqui, a parceria entre o PIBID e o Colégio Mestre Paulo dos Anjos tem tudo para ser de muito sucesso.

P.S: segue abaixo os links da reportagem e do episódio utilizados na atividade.

1 de ago. de 2014

Postado por PIBID Sociologia UFBA
| sexta-feira, agosto 01, 2014
RESULTADO DA SELEÇÃO DE BOLSISTAS 2014.2

Alunos selecionados para bolsa PIBID Sociologia :

1) Rithiane Almeida
2) Davi
3) Moisés

Pedimos aos alunos selecionados que reenviem os documentos requeridos no edital de seleção para o e-mail pibidsocioufba@gmail.com até o dia 05/08, incluindo no e-mail o telefone para contato imediato. 

Alunos selecionados como voluntários:

Andréia Boulhosa
Antônio Matheus
Bárbara Oliveira
João Caetano
Louise
Tamara Nonato
Thiago Araújo

Os alunos que tiverem o interesse de atuar como voluntários devem comparecer à Reunião Geral do PIBID Sociologia , no dia 11/08/2014 às 14 horas no auditório 1 do pátio Raul Seixas.