No dia 24/05
ocorreu a segunda atividade do Pibid em Sociologia no Colégio Estadual Odorico
Tavares. O objetivo desta intervenção foi buscar, nas paisagens da cidade de
Salvador, exemplos reais e cotidianos acerca dos efeitos e consequências da
globalização – tema da primeira unidade.
A atividade
contou com os(as) bolsistas Lícima Santos, Pedro Fragoso, Rômulo Santos e
Taiala Águilan, contando ainda com a participação especial de George Hora,
bolsista também do Pibid, o qual agradecemos o apoio e colaboração. Foram
necessários cinco bolsistas para esta atividade visto que ela consistiu em um “trabalho
de campo”, realizados nas áreas do Centro e da Barra.
Contando com
sete turmas (3M1 a 3M7) para realização da atividade, foi necessária, por
motivos de segurança e controle, a separação em dois grupos, equilibrando o
número de estudantes. Assim, a atividade ocorreu em dois momentos, com circuitos
diferentes. O primeiro das 8h30 às 10h, fazendo o circuito que vai do Corredor
da Vitória (localização do colégio) ao Farol da Barra, e o segundo das 11h
horas às 12h30, com destino do Corredor da Vitória à Praça da Piedade.
No início de
cada etapa da atividade a proposta foi reapresentada e esclarecida, no
auditório do colégio. Com o recurso de slides, apresentamos aos alunos
tutoriais de como realizar a ação. Esse tutorial foi desenvolvido pelos
bolsistas e consistiu na escolha de fotos – que na visão de cada um deles – fossem
carregadas de elementos que retomassem a discussão sobre efeitos e consequências
da globalização. Neste aspecto, como exemplo didático, coube aos bolsistas
também apresentar seus argumentos acerca de seus exemplos.
Com o primeiro grupo a atividade ocorreu
bem, com os estudantes observando, tirando dúvidas e registrando as imagens
que julgavam pertinentes com o tema proposto. Ao final da atividade os
estudantes foram liberados no Farol da Barra. Na segunda turma, a atividade
ocorreu da mesma forma em seu início com o tutorial e com os exemplos dos
bolsistas. Em seguida, os estudantes foram acompanhados para o segundo
trajeto pensado. Do mesmo modo da primeira turma de estudantes, eles foram
tirando mais dúvidas referentes a atividade e fotografando o que achavam
relevante em todo o caminho.
As imagens
registradas pelos alunos traziam consigo elementos como diversidade cultural,
multinacionais e suas franquias, tecnologias, desigualdades sociais dentre
outras, que, juntamente com as argumentações elaboradas, foram postadas em um
grupo das turmas no Facebook, criado pelo professor Cícero. Os estudantes
demonstraram coerência em suas percepções com o tema, ao serem questionados
sobre os fundamentos e elementos da globalização e das desigualdades sociais presentes
em suas escolhas.
Alcançamos uma
resposta positiva da maioria dos alunos, que buscaram estar presente de forma
efetiva na atividade, fazendo reflexões pertinentes sobre o tema. Mais ainda, a
aplicação do conhecimento aprendido em sala em uma atividade de campo se
mostrou frutífera, ao demonstrar possibilidades de aplicação prática dos
conhecimentos de Sociologia na vida prática dos alunos. Em suma, esta atividade
permitiu aos bolsistas do Pibid a reflexão sobre como diferentes formas para o
ensino, se bem empregadas, podem vir a ser produtivas e eficazes, sobretudo em
um contexto de aprendizado mútuo.