7 de jul. de 2014

Postado por PIBID Sociologia UFBA
| segunda-feira, julho 07, 2014
No dia 24/05 ocorreu a segunda atividade do Pibid em Sociologia no Colégio Estadual Odorico Tavares. O objetivo desta intervenção foi buscar, nas paisagens da cidade de Salvador, exemplos reais e cotidianos acerca dos efeitos e consequências da globalização – tema da primeira unidade.


A atividade contou com os(as) bolsistas Lícima Santos, Pedro Fragoso, Rômulo Santos e Taiala Águilan, contando ainda com a participação especial de George Hora, bolsista também do Pibid, o qual agradecemos o apoio e colaboração. Foram necessários cinco bolsistas para esta atividade visto que ela consistiu em um “trabalho de campo”, realizados nas áreas do Centro e da Barra.                     




Contando com sete turmas (3M1 a 3M7) para realização da atividade, foi necessária, por motivos de segurança e controle, a separação em dois grupos, equilibrando o número de estudantes. Assim, a atividade ocorreu em dois momentos, com circuitos diferentes. O primeiro das 8h30 às 10h, fazendo o circuito que vai do Corredor da Vitória (localização do colégio) ao Farol da Barra, e o segundo das 11h horas às 12h30, com destino do Corredor da Vitória à Praça da Piedade. 

No início de cada etapa da atividade a proposta foi reapresentada e esclarecida, no auditório do colégio. Com o recurso de slides, apresentamos aos alunos tutoriais de como realizar a ação. Esse tutorial foi desenvolvido pelos bolsistas e consistiu na escolha de fotos – que na visão de cada um deles – fossem carregadas de elementos que retomassem a discussão sobre efeitos e consequências da globalização. Neste aspecto, como exemplo didático, coube aos bolsistas também apresentar seus argumentos acerca de seus exemplos.

Com o primeiro grupo a atividade ocorreu bem, com os estudantes observando, tirando dúvidas e registrando as imagens que julgavam pertinentes com o tema proposto. Ao final da atividade os estudantes foram liberados no Farol da Barra. Na segunda turma, a atividade ocorreu da mesma forma em seu início com o tutorial e com os exemplos dos bolsistas. Em seguida, os estudantes foram acompanhados para o segundo trajeto pensado. Do mesmo modo da primeira turma de estudantes, eles foram tirando mais dúvidas referentes a atividade e fotografando o que achavam relevante em todo o caminho.


As imagens registradas pelos alunos traziam consigo elementos como diversidade cultural, multinacionais e suas franquias, tecnologias, desigualdades sociais dentre outras, que, juntamente com as argumentações elaboradas, foram postadas em um grupo das turmas no Facebook, criado pelo professor Cícero. Os estudantes demonstraram coerência em suas percepções com o tema, ao serem questionados sobre os fundamentos e elementos da globalização e das desigualdades sociais presentes em suas escolhas.

Alcançamos uma resposta positiva da maioria dos alunos, que buscaram estar presente de forma efetiva na atividade, fazendo reflexões pertinentes sobre o tema. Mais ainda, a aplicação do conhecimento aprendido em sala em uma atividade de campo se mostrou frutífera, ao demonstrar possibilidades de aplicação prática dos conhecimentos de Sociologia na vida prática dos alunos. Em suma, esta atividade permitiu aos bolsistas do Pibid a reflexão sobre como diferentes formas para o ensino, se bem empregadas, podem vir a ser produtivas e eficazes, sobretudo em um contexto de aprendizado mútuo.