28 de out. de 2013

Postado por PIBID Sociologia UFBA
| segunda-feira, outubro 28, 2013
 No dia 10 de maio foi realizada a primeira atividade com as turmas MA, MB, MC, MD, ME do 3°ano do turno matutino do Colégio David Mendes, pelas bolsistas Ana Paula e Patricia, supervisionada pela professora Roberta, que teve como temática “A globalização”.



 O tema proposto teve como objetivo aprofundar o conteúdo dado anteriormente pela supervisora Roberta “sociedades Modernas”. Iniciamos a atividade exibindo o vídeo “PLANOMTV_GLOBALIZAÇÃO”, produzido pela MTV Brasil. Em seguida entregamos um texto de autoria de Milton Santos “O mundo tal como nos fazem crer: a globalização como uma fábula” e “O mundo como é: a globalização como perversidade” e três questões relacionadas ao tema.




 Dando seguimento a atividade, os alunos destacaram o que acharam interessante do vídeo trazendo elementos do seu cotidiano, debatemos com as turmas o conceito de globalização trazendo alguns aspectos positivos e negativos desse fenômeno. Interessante observar que boa parte da turma tinham uma visão muito positiva da globalização, como se ela se resumisse á técnologia, a internet e a parti do vídeo e do texto de Milton Santos podemos despertá-los para que percebessem suas varias faces.