26 de jun. de 2013

Postado por PIBID Sociologia UFBA
| quarta-feira, junho 26, 2013
Nos dias 07 e 11 de junho de 2013 forma realizadas com as turmas de terceiro ano do Colégio Estadual Odorico Tavares uma atividade com a temática Globalização: relações de gênero, etnia e classe.
A intervenção foi planejada para abordar o assunto central da unidade, a Globalização, e ao mesmo tempo oferecer uma visão que permitisse a compreensão do assunto de forma clara em um contexto atual e de fácil associação dos estudantes.
Atividade do dia 07 com Saul e Rubens
Através da utilização de slides, gráficos e aula expositiva no laboratório de informática, proporcionamos aos estudantes o contato com equipamento tecnológico como meio de pesquisa, onde no decorrer da aula foi solicitado a busca de informações relacionadas ao tema. 
Atividade do dia 11 com André e Ive
 A temática Globalização foi revisada brevemente, resolvendo-se as dúvidas restantes dos estudos anteriores da unidade. Através de perguntas simples levantamos informações sobre o que era entendido sobre este fenômeno e gradualmente trouxemos questionamentos sobre as influências culturais vivenciadas pelos estudantes e suas origens e motivações. Os gráficos utilizados contextualizaram o cenário global de desigualdades no mercado de trabalho em recortes por sexo e cor da pele, evidenciando as dificuldades enfrentadas pelas populações das cidades brasileiras.
Ao final da atividade abordamos o papel dos meios de comunicação modernos na mobilização social nos eventos recentes ocorridos no país, relacionando as reivindicações políticas com a maior possibilidade de interação e organização nos ambientes virtuais.
Slides utilizados no dia 11