30 de abr. de 2013

Postado por PIBID Sociologia UFBA
| terça-feira, abril 30, 2013
Nos dias 24 e 26 de abril de 2013 ocorreu no campus da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas de São Lázaro um conjunto de atividades do programa institucional de bolsa de iniciação à docência da área de Sociologia da Universidade Federal da Bahia.


Na manhã do dia 24 foi realizada uma oficina preparatória da pesquisa que busca mapear o perfil do professor da disciplina Sociologia no ensino médio. "Panorama do Ensino de Sociologia na cidade de Salvador", é um esforço censitário baseado no instrumento questionário, e como parte dos esforços de qualificação dos pesquisadores na metodologia da investigação, realizamos uma explanação teórica seguida de prática.

Oficina na manhã do dia 24, entrevistas simuladas para treinar o pesquisador.

Realizamos a aplicação do instrumento de pesquisa de forma supervisionada, observando as dificuldades e corrigindo os erros de preenchimento do material. Neste dia também foi distribuído o material a ser utilizado por cada bolsista na coleta dos dados durante a visita às escolas.

Na manhã do dia 26 iniciamos as atividades com uma dinâmica organizada pela comissão de Ludicidade, onde utilizando um novelo de barbante um integrante do programa responderia a pergunta "o que é o PIBID para você?" e em seguida passaria o novelo para outro membro mas ainda reteria o fio, de forma a construir uma rede entre os participantes e possibilitar um espaço de expressão e escuta. O envolvente jogo resultou em uma árvore de palavras que explicou o que é o programa segundo a visão de seus membros. As regras eram simples, mas o desafio era imenso. A “Árvore do Pibid” ficou recheada de sentimentos e metas de cada participante. Foi um momento emocionante para a maioria dos integrantes do programa, principalmente os mais antigos.

Dinâmica conduzida pela comissão da Ludicidade na manhã do dia 26

Após a dinâmica da comissão de Ludicidade do Pibid Sociologia UFBA, foi iniciada a apresentação dos trabalhos aprovados no ENESEB 2013. O primeiro trabalho foi apresentado pelo professor Iuri Messias, que abordou o tema do uso de audiovisuais dentro da sala de aula, perpassando por tópicos como o que é filme bom e ruim, quanto tempo o audiovisual deve ter para não atrapalhar a aula e o preconceito que o método sofre dentro da categoria de professores, que são vistos como despreparados: “quem passa filme em sala é por que não quer planejar aula”. 


Em seguida, as bolsistas Élida Franco, Deise Brito e Patrícia Cerqueira expuseram o projeto de painel, ainda em andamento, sobre a temática da mídia impressa em Salvador, Com foco em três jornais: Massa, A tarde e Correio. Apresentaram uma análise com base em enquadramento midiático, colocando críticas sobre o intuito, o modo de escrita e direcionamento de público de cada jornal. O professor Cícero Muniz apresentou o trabalho aprovado no evento sobre a historização do ensino de sociologia promovido pelo material didático selecionado pelo governo e utilizado amplamente nas salas de aula, levantando o debate sobre as metodologias aplicadas na passagem do conteúdo da disciplina.

As bolsistas Ive Pereira, Lorena Correia e Ananda Cerqueira apresentaram também seu trabalho aprovado no congresso em formato de poster, tratando da temática revolução e reforma, apresentando suas diferenças e relevância no ensino de Sociologia. As professoras Liliam Meireles e Roberta Yoshimura e os bolsistas André Sobral, Rebecca Patas, Fabiane Cerqueira e Roselene de Jesus, também aprovadas no evento não apresentaram suas atividades aprovadas no congresso devido ao curto tempo disponível. A professora Natália Lima Figueiroa e os bolsistas Rubens Ferreira Da Silva Junior e Luiz Paulo Carvalho Piris De Oliveira que são parte dos responsáveis pela dinâmica realizada com o novelo de barbante também foram aprovados no ENESEB com a apresentação "Sociologia E Ludicidade: Quando A Prática Docente Solicita A Pesquisa".
Dinâmica realizada pelo professor Carlos Linhares na tarde do dia 26

Ao final do dia 26 recebemos o professor Carlos Linhares, que organizou uma palestra sobre auto estima e determinação no trabalho e em seguida realizou uma dinâmica sobre preconceito e papéis sociais, criando uma oportunidade de reflexão e integração, além de plantar a semente de mais uma técnica no ensino de sociologia. A dinâmica consistiu de adesivos com atores e papéis escritos, estes foram colados nas testas dos participantes que não poderiam saber o que há em sua testa. Foi possível experienciar como o preconceito afeta a vida e a estima dos que o sofrem e como este ocorre de forma velada.

As atividades ocorridas entre os dias 24 e 26 de Abril são sintomáticas da transformação que se passa no PIBID Sociologia da UFBA, que cresce, se complexifica e torna-se um local de enriquecimento e aprendizado ímpar.