22 de abr. de 2013

Postado por PIBID Sociologia UFBA
| segunda-feira, abril 22, 2013
A primeira atividade com a turma v9 do 1º ano do Colégio Estadual Thales de Azevedo ocorreu no dia 21/11/2012, e teve como temática “Estrutura social e desigualdades”. Com o objetivo de Compreender o processo de organização de uma sociedade estratificada, através dos grupos sociais que a compõem, mediante a percepção acerca dos papéis e posições social e historicamente constituídas, num primeiro momento, exibimos a música “Firme e forte” do grupo Psirico. Em seguida os alunos destacaram na letra informações que consideraram relevantes. Logo após, os bolsistas anotaram no quadro diversos grupos sociais, que foram sugeridos pelos alunos, como grupos que eles se identificaram. A discussão foi em torno de como eles se comportam nesses grupos, ou seja, na escola, bairro e em outras atividades. Os alunos foram provocados a dizer como eles podem se relacionar com os outros grupos sociais.
 
A participação dos alunos se deu de forma efetiva, a ponto de todos eles expressarem suas ideias e opiniões de forma clara e objetiva. Percebemos que durante a atividade, as opiniões expostas pelos alunos tinham relação intensa com o cotidiano deles, fundamentando e contextualizando assim as teorias abordadas. Utilizamos como recurso o áudio da música e a letra da mesma para que os/as estudantes conseguissem acompanhar a música enquanto ela era tocada. No final, fizemos o processo avaliativo da atividade pelos alunos, com o método de questões “Que Bom! (O que você gostou na atividade), Que Pena! (O que você não gostou na atividade) e Que tal? (Qual a sua sugestão para melhorarmos essa atividade)”.