22 de fev. de 2013

Postado por PIBID Sociologia UFBA
| sexta-feira, fevereiro 22, 2013



Jogo passa ou repassa, Sociologia! – Colégio Odorico Tavares

A atividade lúdica “Passa ou repassa, Sociologia” foi aplicada no Colégio Odorico Tavares, em sua quadra esportiva, pelas bolsistas Ananda, Deise, Élida, Nana, Patrícia, Poliana e pelo bolsista Luiz Paulo sob a supervisão do professor Cícero Muniz no dia 19/01/13.  Esta atividade teve como objetivo avaliar os conhecimentos adquiridos na disciplina de Sociologia, pelos alunos do 3º ano, ao longo do ano letivo. Para tanto, foram formuladas inúmeras questões que versavam sobre as temáticas trabalhadas em sala de aula a cada unidade, a saber: globalização, sexo e gênero, crime e violência e meio ambiente.
A dinâmica do jogo consistia na leitura de perguntas baseadas nos assuntos das unidades, onde todas as equipes teriam um tempo para pensar nas opções de resposta e em seguida levantavam um cartão com sua opção de resposta. As equipes que erravam recebiam das equipes que acertavam uma “torta” no rosto, de modo harmônico e organizado. Ao final de um turno de 5 questões, a equipe com menos pontos era eliminada do certame, e as demais continuavam até que só sobrassem duas equipes para a final do jogo.
Após várias rodadas de perguntas que variavam do nível mais fácil ao mais difícil, erros e acertos, algumas equipes foram eliminadas ao ponto de só restar duas equipes se confrontando na final. A equipe vencedora ganhou duas caixas de chocolate como prêmio, e todos os demais participantes ganharam um brinde, enquanto exercício de uma reflexão pedagógica.
A atividade se mostrou necessária de alguns ajustes, porém a mesma foi bem recebida pela maioria dos alunos, que demonstraram espírito esportivo e demonstraram dominar o conteúdo da disciplina trabalhado ao longo do ano.