13 de fev. de 2013

Postado por PIBID Sociologia UFBA
| quarta-feira, fevereiro 13, 2013

É com um misto de nostalgia pelo período passado no colégio David Mendes e uma sensação de dever cumprido que nós, bolsistas que estivemos no colégio, nos despedimos. A última atividade feita pelo PIBID no David Mendes no ano letivo de 2012 teve o tema “Substancias psicotrópicas e a internação compulsória”, que teve caráter expositivo, mas que também promoveu um debate que rendeu muitos frutos e conhecimento adquirido tanto para os alunos quanto para os bolsistas.
A atividade nas três turmas foi realizada no auditório do colégio e contou com a utilização do recurso de multimídia para a exposição de vídeos e fotos relacionados com o tema. Na primeira parte da aula em cada turma foi dedicada a uma abordagem expositiva do conteúdo (definição do termo “droga”, classificação, efeitos), entretanto ao longo da abordagem inicial, diversos alunos expuseram suas opiniões sobre o objeto da aula.
Na segunda parte foram passados dois vídeos da campanha de combate ao uso de crack na Bahia, cada um de um período diferente e logo após os alunos tiveram que primeiro explicar qual o tipo de mensagem que os vídeos passavam, para quem era endereçado e se esses vídeos poderiam ter algum tipo de efeito sobre ou usuários ou possíveis usuários, além de identificar uma possível mudança de postura de uma campanha para a outra.
Em seguida, foi exposto aos alunos o tema da internação compulsória para dependentes químicos, sendo que um bolsista ficou responsável por apresentar as justificativas e outro apontar as críticas sobre a proposta, estimulando os alunos a se posicionar a partir de suas visões sobre a questão a ser debatida. Também foram passadas uma série de perguntas sobre os assuntos abordados sobre o tema para que os alunos respondessem posteriormente por escrito.
A resposta da atividade foi positiva, muitos alunos participaram expondo suas opiniões e debatendo entre eles mesmos sobre as possiblidades da internação compulsória. Por se tratar de um assunto da esfera imediata de interesse (entenda-se esfera imediata de interesse um conjunto de assuntos ou objetos que se encontram mais próximos do indivíduo e por tanto geram uma pré-disposição de opinião), notou-se que tanto os alunos que participaram efetivamente da discussão, como os que responderam as questões relacionadas ao tema do uso de drogas, mostraram ter opinião mais ou menos dividida: enquanto uns atribuíram a utilização de substâncias ilícitas a agência do indivíduo, outros acreditam que o meio é fundamental para o uso de drogas. Com efeito, alguns alunos apresentaram uma perspectiva de “consenso” e atribuíram tanto o meio em que o indivíduo de encontra, quanto à vontade (ou falta dela), como fator para o consumo, evidenciando assim uma posição que denota uma multicausalidade.
Em relação às campanhas, a percepção de que o comercial teria pouco ou nenhum efeito sobre os potenciais alvos predominou entre todas as turmas, que perceberam também a mudança da abordagem feita pela propaganda, que possivelmente mudou o foco de um público para o outro.
Já em relação ao debate da internação compulsória as respostas oscilaram entre a opinião negativa sobre a internação, que não teria o efeito desejado, pois estaria ignorando a vontade do dependente químico à postura favorável com a ação do Estado, que visando o bem estar tanto do usuário de drogas, quanto o da sociedade, deveria agir no sentido de garantir o fim desejado.


Segue abaixo o link dos vídeos utilizados para a atividade:


Escolha Viver Sem Drogas - Pássaro - Pacto Pela Vida Bahia

Escolha Viver Sem Drogas - Coelho - Pacto Pela Vida Bahia

Escolha Viver Sem Drogas - Peixe- Pacto Pela Vida Bahia

Campanha Contra as Drogas - Crack

Operação recolhe usuários de crack no Jacarezinho

http://www.youtube.com/watch?v=8yrNpMPWFNM

Usuários de crack escapam de operação na Av. Brasil, Rio

http://www.youtube.com/watch?v=8Yp0iAD2HYI