É com um misto de nostalgia pelo período passado no colégio
David Mendes e uma sensação de dever cumprido que nós, bolsistas que estivemos
no colégio, nos despedimos. A última atividade feita pelo PIBID no David Mendes
no ano letivo de 2012 teve o tema “Substancias psicotrópicas e a internação
compulsória”, que teve caráter expositivo, mas que também promoveu um debate
que rendeu muitos frutos e conhecimento adquirido tanto para os alunos quanto
para os bolsistas.
A atividade nas três turmas foi realizada no auditório do
colégio e contou com a utilização do recurso de multimídia para a exposição de
vídeos e fotos relacionados com o tema. Na primeira parte da aula em cada turma
foi dedicada a uma abordagem expositiva do conteúdo (definição do termo
“droga”, classificação, efeitos), entretanto ao longo da abordagem inicial,
diversos alunos expuseram suas opiniões sobre o objeto da aula.
Na segunda parte foram passados dois vídeos da campanha de
combate ao uso de crack na Bahia, cada um de um período diferente e logo após
os alunos tiveram que primeiro explicar qual o tipo de mensagem que os vídeos
passavam, para quem era endereçado e se esses vídeos poderiam ter algum tipo de
efeito sobre ou usuários ou possíveis usuários, além de identificar uma
possível mudança de postura de uma campanha para a outra.
Em seguida, foi exposto aos alunos o tema da internação
compulsória para dependentes químicos, sendo que um bolsista ficou responsável
por apresentar as justificativas e outro apontar as críticas sobre a proposta,
estimulando os alunos a se posicionar a partir de suas visões sobre a questão a
ser debatida. Também foram passadas uma série de perguntas sobre os assuntos
abordados sobre o tema para que os alunos respondessem posteriormente por
escrito.
A resposta da atividade foi positiva, muitos alunos
participaram expondo suas opiniões e debatendo entre eles mesmos sobre as
possiblidades da internação compulsória. Por se tratar de um assunto da esfera
imediata de interesse (entenda-se esfera imediata de interesse um conjunto de
assuntos ou objetos que se encontram mais próximos do indivíduo e por tanto
geram uma pré-disposição de opinião), notou-se que tanto os alunos que
participaram efetivamente da discussão, como os que responderam as questões
relacionadas ao tema do uso de drogas, mostraram ter opinião mais ou menos
dividida: enquanto uns atribuíram a utilização de substâncias ilícitas a
agência do indivíduo, outros acreditam que o meio é fundamental para o uso de
drogas. Com efeito, alguns alunos apresentaram uma perspectiva de “consenso” e
atribuíram tanto o meio em que o indivíduo de encontra, quanto à vontade (ou
falta dela), como fator para o consumo, evidenciando assim uma posição que
denota uma multicausalidade.
Em relação às campanhas, a percepção de que o comercial
teria pouco ou nenhum efeito sobre os potenciais alvos predominou entre todas
as turmas, que perceberam também a mudança da abordagem feita pela propaganda,
que possivelmente mudou o foco de um público para o outro.
Já em relação ao debate da internação compulsória as
respostas oscilaram entre a opinião negativa sobre a internação, que não teria
o efeito desejado, pois estaria ignorando a vontade do dependente químico à
postura favorável com a ação do Estado, que visando o bem estar tanto do
usuário de drogas, quanto o da sociedade, deveria agir no sentido de garantir o
fim desejado.
Segue abaixo o link dos vídeos utilizados para a atividade:
Escolha Viver Sem Drogas - Pássaro - Pacto
Pela Vida Bahia