6 de dez. de 2012

Postado por PIBID Sociologia UFBA
| quinta-feira, dezembro 06, 2012

Oficina sobre Bullying

    No dia 01 de dezembro de 2012 foi realizada a segunda atividade do PIBID de Sociologia no Colégio Odorico Tavares.  A sugestão do professor Cicero em trabalhar com o tema foi devido à realidade do colégio. As bolsistas: Ananda, Deise, Élida e Patrícia organizaram e promoveram uma Oficina sobre Bullying que foi aplicada nas sete turmas do terceiro ano. (3M1, 3M2, 3M3, 3M4, 3M5, 3M6 e 3M7).
O objetivo foi apresentar para os alunos da unidade escolar o fenômeno do bullying, os seus efeitos e as formas de se evitar essa prática no colégio, através de uma apresentação com materiais audiovisuais (apresentação em PowerPoint, vídeos etc.).
Em um primeiro momento foi-se desenvolvida uma apresentação enfocando a história e o conceito de bullying, seguido por uma distinção, através do enfoque sociológico do que se constituiria (e do que não se constituiria) o fenômeno do bullying. Buscou-se também dar relevo, sobretudo, as consequências do bullying para a vida das vítimas dessa forma de violência, bem como as implicações sociais que esse fenômeno também acarreta. Destacou-se também o papel da escola na prevenção e controle do bullying. Finalizou-se a apresentação com a análise de vídeos a cerca do caso Realengo, ocorrido em 2011.

Após a apresentação do fenômeno do bullying, as bolsistas do PIBID (Ananda, Élida, Deise e Patrícia) motivaram os alunos a um debate acerca do que foi exposto. O debate então motivou a analise e a reflexão pelos alunos do que foi apresentado, num primeiro momento, e depois passou-se a uma discussão acerca de experiências vividas e/ou próximas dos alunos. Por fim, dividiu-se os alunos presentes em quatro equipes, e as bolsistas os instruíram a produzir (cada equipe) um cartaz contendo mensagens de combate e/ou prevenção ao bullying. A questão que norteou esse segmento da atividade foi: Como evitar o bullying nas escolas?.
Por ser um tema recorrente na sociedade foi muito importante à realização dessa atividade, momento em que foi construída uma reflexão pelos alunos para evitar esse tipo de agressão que pode causar danos irreversíveis na vida futura de uma pessoa.