5 de dez. de 2012

Postado por PIBID Sociologia UFBA
| quarta-feira, dezembro 05, 2012


Atividade: Análise dos Jornais sob a ótica do ENQUADRAMENTO!

Nos dias 22 e 23 de novembro de 2012 no Colégio Estadual  Odorico Tavares, sob a supervisão do Prof. Cícero Muniz, foi realizada uma atividade sobre o enquadramento das noticias de crime nos principais jornais de Salvador: A Tarde, Massa e Correio. As bolsistas: Deise, Élida, Ananda e Patrícia aplicaram a atividade divididas em duplas nas sete turmas do 3º  ano (3M1, 3M2, 3M3, 3M4, 3M5, 3M6 e 3M7).
A presente atividade ocorreu em duas etapas  realizadas no mesmo dia. Inicialmente foi feito uma explanação acerca da violência em Salvador, com a apresentação de dados atualizados, depois apresentamos o  conceito de enquadramento aplicado  ao jornalismo, enfatizando a relação entre as noticias do crime e a forma como são construída pelos jornais, buscamos assim estimular uma atitude analítica e critica dos alunos. A partir das exposições, promovemos um pequeno debate na sala de aula, questionando os alunos sobre a influência do enquadramento das noticias nos leitores.


Na segunda etapa da atividade solicitamos aos alunos  que se dividissem em  3 grupos relacionados aos jornais: A Tarde, Massa e Correio, para dessa forma observarmos como a noticia do crime foi construída pelos jornal, a  analise escrita funcionou como uma forma de avaliação. Foi satisfatório  e gratificante para nós bolsistas do PIBID a participação dos alunos do Odorico no debate e na produção das analises.