20 de dez. de 2017

Postado por PIBID Sociologia UFBA
| quarta-feira, dezembro 20, 2017


 No dia 15 de agosto de 2017, o PIBID Sociologia realizou intervenção no Colégio Estadual Thales de Azevedo sobre a forma como as relações raciais se estabelecem na sociedade brasileira. A atividade foi direcionada para estudantes do 3º ano do Ensino Médio e buscou apresentar epistemologias africanas para construir diálogos sobre a colonização dos saberes tradicionais das culturas africanas e a valorização da história da África e seus personagens.
 As intervenções aconteceram em parceria com a Biblioteca Estadual Thales de Azevedo. No espaço do auditório da biblioteca, pudemos assistir ao vídeo “O perigos da história única”, protagonizado pela escritora negra nigeriana Chimamanda Adichie. Para o debate sobre a colonização dos saberes tradicionais africanos, as turmas foram divididas em círculos e todos sentaram no chão como uma forma de aproximação dos ritos tradicionais de transmissão de conhecimento através da oralidade.
 A intervenção, através de suas atividades propostas, contribuiu para a apropriação de conhecimentos que superam a abordagem dos livros didáticos e das aulas tradicionais sobre história da África e seus personagens. Além disso, suscitou a percepção sobre como essa construção hegemônica do conhecimento determina o caráter das relações raciais na sociedade brasileira.