20 de dez. de 2017

Postado por PIBID Sociologia UFBA
| quarta-feira, dezembro 20, 2017
Foi discutida, pelos/pelas bolsistas e supervisora do Pibid Sociologia UFBA que atuam no Colégio Estadual Thales de Azevedo, a necessidade de um momento para tratar a respeito do Exame Nacional do Ensino Médio, tendo em vista os/as estudantes assistidos pelo programa no colégio - 3º ano do Ensino Médio. Desse modo, foram executadas e elaboradas duas atividades: simulado de humanas (em conjunto com professores do colégio) e um "aulão" para tratar a respeito das questões de sociologia.

 O simulado de humanas foi realizado no último sábado de setembro, 30/09/2017, e contemplou questões da área das ciências humanas com o objetivo de preparar os estudantes do ensino médio para o Enem. A elaboração do simulado foi feita pela coordenação, em conjunto com as/os professores, que selecionaram as questões que o contemplariam a prova. Ficou sob a responsabilidade das/os bolsistas do Pibid Sociologi a o auxílio com a produção da capa da prova e sua separação em cores diferentes, como ocorre no Enem, bem como a sua aplicação em conjunto com as/os professores do colégio. O simulado de humanas no Thales de Azevedo foi de suma importância para a familiarização das/os estudantes com a prova, bem como para as/os bolsistas que puderam acompanhar seu processo de construção e aplicação.

 Já o "aulão", o qual ocorreu na data de 31/10/2017, foi dado um enfoque na área de ciências humanas, sendo possível, a partir de uma perspectiva dialógica, através de slides, tratar de diversas questões do Enem (sociologia), relembrando conteúdos trabalhados ao longo do ano e expondo, aos/às estudantes, técnicas e métodos para lidar com a lógica posta nas 45 questões de human as, em que é visível a necessidade da interpretação de texto. Concomitante a isso, durante a atividade, visando uma ludicidade e interação entre discentes e bolsistas, foram utilizado placas (com as alternativas das questões - a, b, c, d, e) elaboradas, anteriormente, pelos/pelas bolsistas, dadas a cada estudante. Com isso, durante a resolução de cada questão, era perguntado qual alternativa os/as alunos/alunas consideravam correta, assim, utilizando as placas para expressar seu posicionamento. Desse modo, a atividade constituiu-se de maneira bastante proveitosa, sendo propícia para o esclarecimento de dúvidas tanto que tangenciam conteúdos de sociologia, quanto sobre a prova de Ciências Humanas como um todo.