Foi
discutida, pelos/pelas bolsistas e supervisora do Pibid Sociologia UFBA
que atuam no Colégio Estadual Thales de Azevedo, a necessidade de um
momento para tratar a respeito do Exame Nacional do Ensino Médio, tendo
em vista os/as estudantes assistidos pelo programa no colégio - 3º ano
do Ensino Médio. Desse modo, foram executadas e elaboradas duas
atividades: simulado de humanas (em conjunto com professores do colégio)
e um "aulão" para tratar a respeito das questões de sociologia.
O
simulado de humanas foi realizado no último sábado de setembro,
30/09/2017, e contemplou questões da área das ciências humanas com o
objetivo de preparar os estudantes do ensino médio para o Enem. A
elaboração do simulado foi feita pela coordenação, em conjunto com as/os
professores, que selecionaram as questões que o contemplariam a prova.
Ficou sob a responsabilidade das/os bolsistas do Pibid Sociologi a o
auxílio com a produção da capa da prova e sua separação em cores
diferentes, como ocorre no Enem, bem como a sua aplicação em conjunto
com as/os professores do colégio. O simulado de humanas no Thales de
Azevedo foi de suma importância para a familiarização das/os estudantes
com a prova, bem como para as/os bolsistas que puderam acompanhar seu
processo de construção e aplicação.
Já
o "aulão", o qual ocorreu na data de 31/10/2017, foi dado um enfoque na
área de ciências humanas, sendo possível, a partir de uma perspectiva
dialógica, através de slides, tratar de diversas questões do Enem
(sociologia), relembrando conteúdos trabalhados ao longo do ano e
expondo, aos/às estudantes, técnicas e métodos para lidar com a lógica
posta nas 45 questões de human as, em que é visível a necessidade da
interpretação de texto. Concomitante a isso, durante a atividade,
visando uma ludicidade e interação entre discentes e bolsistas, foram
utilizado placas (com as alternativas das questões - a, b, c, d, e)
elaboradas, anteriormente, pelos/pelas bolsistas, dadas a cada
estudante. Com isso, durante a resolução de cada questão, era perguntado
qual alternativa os/as alunos/alunas consideravam correta, assim,
utilizando as placas para expressar seu posicionamento. Desse modo, a
atividade constituiu-se de maneira bastante proveitosa, sendo propícia
para o esclarecimento de dúvidas tanto que tangenciam conteúdos de
sociologia, quanto sobre a prova de Ciências Humanas como um todo.