Essa intervenção
foi realizada em dois momentos (antes e depois do recesso junino), ela visou
elucidar e provocar reflexões acerca da temática. No primeiro momento, a
atividade foi realizada em duas turmas (3B e 3F), pelas bolsistas Taiala
Águilan e Louise Maniçoba, tendo como eixos 4 pilares: Sexo/ Gênero/ Identidade
de Gênero/ Relações de Gênero. Consistiu basicamente em definição de cada um
dos pontos, seguido de exemplos que tornassem o conteúdo próximo, “palpável”,
vide exemplos do moleque-macho/ Você é
homem ou um saco de batatas?/. Interessante também foi perguntar quantos
meninos já tinham ouvido o famoso “Feche as pernas!”, prontamente eles corrigiram
repetindo – “Meninos?” “- Sim, meninos!” A intenção foi mostrar como nos
pequenos detalhes se constroem as questões e diferenças de gênero.
Outra ação
realizada na intervenção foi para abrir espaço pro debate sobre a polêmica
atual, nas duas turmas a participação dividiu espaço com a atenção as falas dos
estudantes, professor e bolsistas.
No segundo
momento, as bolsistas Jaqueline Barreto, Marineide da Mata e Rosângela
Magalhães desenvolveram uma atividade nas turmas 3E e 3 A acerca da mesma
temática. A atividade consistiu em formar grupos divididos por sexo, onde cada
grupo apresentaria suas concepções de comportamentos referentes ao sexo oposto.
Em seguida, realizou se um debate com o intuito de desconstruir “verdades
absolutas” estabelecidas pelo senso comum.