27 de out. de 2014

Postado por PIBID Sociologia UFBA
| segunda-feira, outubro 27, 2014
No dia 22 de agosto de 2014, ocorreu mais uma atividade dentro da temática de Gênero e Sexualidade, da segunda unidade do Colégio Estadual Odorico Tavares. Sob a supervisão do prof. Cícero Muniz, os bolsistas Rômulo Iago, Taiala Águilan e Rithiane Almeida promoveram a atividade Gênero e família: discutindo o papel da mulher a família escolhida, com as turmas 3M5 e 3M6.


 A atividade, caracterizada enquanto uma roda de conversa iniciou-se com a retomada da temática da atividade anterior, seguida de um debate sobre a propaganda “Minha família é essa Coca-Cola toda” (disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=c6YegtzyCVk), postado no grupo do Facebook das turmas, no dia anterior. Após isso, foi-se ressaltando através da contribuição dos estudantes, mediante perguntas feitas e experiências compartilhadas, o caráter social e histórico da família e dos papéis de seus membros.

Essa discussão partiu do questionamento acerca da verossimilhança da representação familiar presente na propaganda e da ideia de família que os estudantes possuíam, notadamente, a família nuclear, enquanto “família completa”, que contrastava com a família que a grande maioria deles possuía. Desse modo, ao longo da discussão, foi possível travar análises capazes de proporcionar a desnaturalização da ideia de família nuclear enquanto único modelo de família legítimo e completo. Isso ocorreu por meio do enriquecimento da discussão com a retomada do debate sobre gênero e relacionamentos, que foi desenvolvida na atividade anterior.


Em seguida, foram feitos questionamentos acerca do papel da mulher dentro do casamento ao longo da história – e como esse não se modifica apesar da reconfiguração da mulher dentro da sociedade. A partir daí, a discussão foi levada a outro patamar de reflexão, de questionamento do padrão heteronormativo que incide sobre a família. Trazendo à baila a existência dos relacionamentos homossexuais, e como ao fugirem desse padrão – ainda que seja comum a tentativa de transposição da visão heterossexual para homossexuais, o que foi ricamente pontuado pelos próprios estudantes – eles permitem uma abertura à negociação acerca dos papéis de cada um dentro da sua família, nominada por Giddens (2011) de famílias escolhidas. A discussão, com um fechamento frisando a capacidade de um casal homossexual criar uma criança e formar uma família, durou 50 minutos com cada turma.


A partir disso, percebe-se que foi possível contribuir para que os estudantes ampliassem um pouco mais a sua capacidade de rever criticamente sua realidade. Provavelmente outros elementos para estimular a participação fossem necessários, mas a questão da mídia enquanto agente reforçador dos padrões excludentes da maioria das famílias foi bastante contundente e eles trouxeram uma série de exemplos e perceberam uma série de incongruências da realidade com os arquétipos midiáticos. Com esta atividade, conseguiu-se debater uma questão pública em destaque atualmente, interconectando-o ao tema da unidade. O PIBID Sociologia UFBA ficou feliz com a contribuição dos alunos e promete mais novidades; atividades cada vez mais participativas virão.