20 de ago. de 2013

Postado por PIBID Sociologia UFBA
| terça-feira, agosto 20, 2013
No dia 07 de agosto os bolsistas: Deise, Frederico, Mardson e Nailton realizaram uma intervenção no Colégio Estadual Thales de Azevedo com turmas de 3º ano, supervisionados pela professora Liliam.

            A atividade envolveu a temática: "Liberdade de expressão X censura: Sociologia na ditadura militar", e teve como objetivo propciar aos estudantes uma reflexão acerca do ensino da sociologia no periodo ditadorial pós-64. Discutimos a ausência da disciplina na sala de aula durante esse periodo  e o significado politico, econômico e ideologico dessa ausência. A Atividade foi realizada da seguinte forma:

            Inicialmente utilizamos a música: Apesar de Você, do cantor e compositor Chico Buarque de Holanda para inciar a discussão sobre a restrição a liberdade de expressão, fato que marcou o periodo ditatorial.



            Posteriormente, apresentamos através de slides a história da sociologia no ensino brasileiro, isto é suas “idas e vindas”, desde o primeiro momento em que apareceu como proposta no ensino secundário em 1891 até sua reinserção no ensino médio em 2008. Buscamos focar o período ditatorial, por ser esse o objetivo da atividade, demonstrando a visão do governo sobre a educação básica como uma forma de produzir mão de obra para a indústria aliada a uma ideologia que visava difundir os interesses do regime, censurando e silenciando os questionamentos sobre sua legitimidade. Diante disso, a sociologia foi considerada desnecessária em um ensino profissionalizante e sinônimo de “comunismo” devido aos seu viés critico, sendo “esquecida” da sala de aula. Uma terceira etapa da atividade será realizada como oficina, a fim de que os estudantes produzam: cartazes, poemas ou charges envolvendo a liberdade de expressão X censura.

            Durante as explanações os estudantes interviram com opniões e questionamentos, demonstrando interesse em analisar o papel da sociologia como  disciplina formadora de posicionamento critico acerca da realidade social e a importância de tal posicionamento para se mudar a realidade.

18 de ago. de 2013

Postado por PIBID Sociologia UFBA
| domingo, agosto 18, 2013
Nos dias 06 e 09 de agosto foi realizada a quarta intervenção do PIBID Sociologia no colégio Odorico Tavares, onde os bolsistas Rubens, Saul, André e Ive apresentaram a temática “ Sexualidade Humana”. Essa atividade a principio trouxe um pouco de desconforto por parte dos alunos devido ao grau de intimidade que cerca o tema, mas com o desenrolar da atividade, estes foram se sentindo mais à vontade, trazendo suas visões sobre o tema proposto e falando um pouco de suas vivências e dúvidas a cerca da sexualidade.
Dia 06 com André e Ive
Esta atividade teve como objetivo trazer uma reflexão sociológica do corpo e suas dimensões simbólicas, e a relação sexual ao longo do tempo sendo assim dialogando com regras morais, valores e orientações religiosas. Apontamos a importância do autoconhecimento e desnaturalização do corpo e da prática sexual. Fizemos também um contraponto com as questões capitalistas, demonstrando o grau de interferência que a industria do sexo nos dias atuais tem no nosso estilo de vida sexual.

Dia 09 de com Saul e Rubens
Discutimos para além do sexo as questões identitárias na pós-modernidade, demonstrando a busca do prazer em alguns indivíduos com pessoas do mesmo sexo. Abordamos também a questão dos papeis socialmente definidos pelo homem e pela mulher nos ambientes publico e privados. Sendo assim remontando na sala de aula a ideia da teatralidade da vida real.




4 de ago. de 2013

Postado por PIBID Sociologia UFBA
| domingo, agosto 04, 2013
A terceira atividade com a turma do 3º ano do Instituto Educacional Isaias Alves aconteceu no dia 31/07/2013 e teve como tema “Poder e Dominação na óptica de Max Weber”. Seu objetivo foi debater com os estudantes as principais características da teoria formulada pelo autor, visando estimular a participação dos estudantes relacionando o pensamento weberiano com exemplos do cotidiano.

A atividade ocorreu com três momentos pré-definidos. No primeiro momento, inovamos em relação às intervenções anteriores. Os bolsistas fizeram um texto, utilizando os conceitos e Max Weber, e ele foi disponibilizado para os estudantes pela professora na aula anterior a atividade. Desse modo, os estudantes puderam se preparar para o conteúdo da atividade e criaram uma expectativa para o dia da ida dos bolsistas ao colégio.



No segundo momento houve uma exposição do pensamento weberiano a partir do método utilizado pelo autor até chegar aos conceitos de Dominação e Poder. Apresentamos aos estudantes os conceitos de Ação Social, Relação Social e Tipos Ideais, com exemplos do cotidiano, como o gesto de cumprimentar apertando as mãos para exemplificar o aspecto da expectativa numa Ação Social. A dinâmica diferenciada veio nos exemplos dados para definir cada tipo de Dominação apresentado por Max Weber, usamos as tirinhas das famosas páginas do facebook “Bode Gaiato” e “Suricate Seboso”. Desse modo, tiramos o assunto de uma linguagem muito técnica, sem perder a profundidade do tema.

No último momento, após apresentarmos todos os conceitos para os estudantes, apresentamos notícias de jornais e novas tirinhas e pedimos para eles falarem qual tipo de dominação está presente em cada um dos cenários. Após isso, fizemos uma pequena ligação dos tipos puros de dominação e do poder exercido pelo Papa e pela Igreja Católica na sociedade, trazendo assim, os conceitos estudados na aula para um fato atual que foi a visita do Papa Francisco ao Brasil para a Jornada Mundial da Juventude. 


 Em suma, a atividade foi satisfatória. Mais uma vez a turma teve uma participação efetiva na intervenção, transformando a aula em debate recheado de argumentações. A inovação deu muito certo, a leitura do texto enviado previamente para a turma trouxe dúvidas aos estudantes que foram tiradas durante a atividade.
 

2 de ago. de 2013

Postado por PIBID Sociologia UFBA
| sexta-feira, agosto 02, 2013
A segunda atividade com a turma do 3º ano do Instituto Educacional Isaias Alves aconteceu no dia 28/05/2013 e teve como tema “Mundialização do Capital”. Ela foi um complemento da primeira atividade, que teve o tema “Globalização e a velocidade de informação”, e seu objetivo foi repercutir com os estudantes, de uma forma mais abrangente, como se deu o processo de mundialização de capital, bem como identificar os efeitos objetivos e latentes dos desdobramentos do fenômeno. A atividade visou promover breves explicações e teorias, bem como estimular a participação dos estudantes.




Para tanto a atividade ocorreu com dois momentos distintos. No primeiro momento houve uma exposição sobre as principais características da movimentação do Capital no mundo, seu desenvolvimento e o quadro atual, foram apresentados aos estudantes os conceitos de trustes, holdings e cartéis; como o capital, em seu processo de expansão, ultrapassou as fronteiras do Estado nacional, redefinindo as relações entre os países; e sua relação com o Estado. Os estudantes fizeram conexões com vários assuntos do cotidiano, e discutiram sobre o que torna um país desenvolvido ou subdesenvolvido.

No segundo momento ocorreu uma dinâmica intitulada como “Jogo do Capital”, baseada no jogo “Perfil”. Utilizando as mesmas regras do jogo Perfil, fizemos cartas que continham várias dicas sobre alguma empresa multinacional e pedimos para que os estudantes tentassem adivinhar de qual empresa estávamos falando. No decorrer da dinâmica, os estudantes participaram ativamente e ficaram surpresos com as respostas das dicas.



Em suma, levando em consideração todos os contras, como o pouco tempo de aula, a atividade foi muito boa. Mais do que a sensação de que o esforço para preparar a atividade foi correspondido, devido à participação efetiva da turma, essa intervenção trouxe aos bolsistas também a comprovação, na prática, de que o aprendizado é uma via de mão dupla.