No dia 07 de agosto os bolsistas: Deise, Frederico, Mardson e Nailton realizaram uma intervenção no Colégio Estadual Thales de Azevedo com turmas de 3º ano, supervisionados pela professora Liliam.
A atividade envolveu a temática: "Liberdade de expressão X censura: Sociologia na ditadura militar", e teve como objetivo propciar aos estudantes uma reflexão acerca do ensino da sociologia no periodo ditadorial pós-64. Discutimos a ausência da disciplina na sala de aula durante esse periodo e o significado politico, econômico e ideologico dessa ausência. A Atividade foi realizada da seguinte forma:
Inicialmente utilizamos a música: Apesar de Você, do cantor e compositor Chico Buarque de Holanda para inciar a discussão sobre a restrição a liberdade de expressão, fato que marcou o periodo ditatorial.
Posteriormente, apresentamos através de slides a história da sociologia no ensino brasileiro, isto é suas “idas e vindas”, desde o primeiro momento em que apareceu como proposta no ensino secundário em 1891 até sua reinserção no ensino médio em 2008. Buscamos focar o período ditatorial, por ser esse o objetivo da atividade, demonstrando a visão do governo sobre a educação básica como uma forma de produzir mão de obra para a indústria aliada a uma ideologia que visava difundir os interesses do regime, censurando e silenciando os questionamentos sobre sua legitimidade. Diante disso, a sociologia foi considerada desnecessária em um ensino profissionalizante e sinônimo de “comunismo” devido aos seu viés critico, sendo “esquecida” da sala de aula. Uma terceira etapa da atividade será realizada como oficina, a fim de que os estudantes produzam: cartazes, poemas ou charges envolvendo a liberdade de expressão X censura.
Durante as explanações os estudantes interviram com opniões e questionamentos, demonstrando interesse em analisar o papel da sociologia como disciplina formadora de posicionamento critico acerca da realidade social e a importância de tal posicionamento para se mudar a realidade.